A Yamaha apresentou hoje (28) em Madri, capital da Espanha, a nova YZR-M1, moto que será usada na temporada 2015 da MotoGP. O evento aconteceu na presença dos pilotos, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo.
A cerimônia aconteceu na sede da Telefónica, que no ano passado, se tornou a patrocinadora master da equipe, expondo o logo da Movistar nas máquinas japonesas. A parceria é de cinco anos e o destaque na moto ficou ainda maior para 2015.
Estavam presentes, o presidente da Telefónica, Luis Miguel Gilpérez, o Gerente Geral da Yamaha Motor Company, Kouichi Tsuji, o Diretor Geral da divisão de MotoGP, Lin Jarvis e o Diretor da Movistar Yamaha MotoGP, Massimo Meregalli.
A nova M1 chega com a missão de se reaproximar da rival Honda, que dominou a temporada 2014, vencendo quatorze corridas, treze com o campeão Marc Márquez e a outra com Dani Pedrosa.
Entretanto, a Yamaha entra o ano embalada pela boa melhora vista no final do ano passado, quando um novo escapamento e uma redistribuição de peso resolveu parcialmente o ‘calcanhar de aquiles’ da M1, o prematuro desgaste dos pneus. Valentino Rossi e Jorge Lorenzo conseguiram vencer duas corridas, cada um. Lin Jarvis avaliou a primeira temporada em parceria com a Movistar, como positiva.
“Tivemos um primeiro ano muito importante e muito positivo em conjunto coma Movistar em 2014 começando a nossa colaboração. Por isso, este ano decidimos apresentar a nova moto na casa da Telefónica, em Madri. A partir daqui a nova temporada começa, e uma nova aventura para todos nós. O “M” da Movistar nas carenagens da nossa M1 está ainda maior este ano representando a união entre nós. Temos, mais uma vez, a sorte de ter dois grandes campeões na equipe e dois dos melhores pilotos do mundo: Valentino Rossi e Jorge Lorenzo. Ambos querem vencer corridas e ganhar o título e tenho certeza de que vão se comprometer a trabalhar em conjunto para deixar as motos mais rápidas e competitivas, desafiando nossos concorrentes.” (Lin Jarvis)
Rossi e Lorenzo vão para a sexta temporada como companheiros de equipe. Outrora inimigos mortais (primeiro período entre 2008 e 2010), hoje deixam as rusgas de lado e formam uma sólida parceria.
O italiano e o espanhol concordam há um rival maior a bater (a Honda e Márquez) e estão colaborando juntos para deixar a M1 mais rápida: “o homem a bater é Márquez, mas Lorenzo está no mesmo nível” disse Rossi.
“Espero estar perto dos primeiros a partir do início da temporada e estou curioso para testar a nova M1. A pista do Catar é boa para nossa moto e penso que as primeiras três corridas do ano serão importantes para voltar à Europa com uma boa posição no campeonato. Vai ser uma boa luta.” (Valentino Rossi)
A nova M1 será testada na pista, pela primeira vez, entre 4 e 7 de fevereiro, no circuito de Sepang, na Malásia. Acontecem lá os primeiros testes pré-temporada. O campeonato começa no dia 29 de março em Losail, no Catar.
Fotos | Divulgação