Valentino Rossi decididamente está aproveitando o verão. O italiano, que já ganhou as notícias nas últimas semanas, voltou às pistas essa semana, no circuito de Jerez de la Frontera, onde pilotou a Yamaha YZR 500 que foi de Eddie Lawson em 1987.
Rossi, que se aposentou da MotoGP ao término de 2021, ainda está muito ativo. O enecampeão está focado na sua carreira como piloto de Endurance e no mês passado participou de sua primeira 24 Horas de Le Mans, embora não tenha completado a corrida.
Na semana passada, Rossi participou do “Track Day of Legends“, um evento promovido pelos pilotos patrocinados pela Monster Energy no circuito de Silverstone, que contou com a presença de Francesco Bagnaia, Jonathan Rea, Michael Dunlop, Randy Mamola e muitos outros.
Essa semana, o italiano foi ao circuito de Jerez, local do seu 199ª e último pódio na MotoGP para participar do “Yamaha Racing Heritage Club”, uma ação da marca dos diapasões, com a qual ainda tem contrato e atua como uma espécie de garoto propaganda.
No circuito andaluz, Rossi teve a oportunidade de dar algumas voltas na sua própria Yamaha R1 GYTR, bem como na R1 de especificação WorldSBK do piloto Remy Gardner, que neste fim de semana substituirá Alex Rins na Alemanha. MotoGP.
O momento mais legal, no entanto, foi quando a chance de pilotar a Yamaha YZR500 de 1987 de Eddie Lawson. A motocicleta com motor de dois tempos, é um fera com zero eletrônica, de um tempo em que as máquinas do campeonato eram consideradas quase indirigíveis.
Lawson, que ganhou os campeonatos de 1984 e 1986, acabou perdendo o título de 1987 para Wayne Gardner (Rothmans Honda), o pai de Remy Gardner. Mas o californiano daria a volta por cima em 1988 e 1989, chegando ao tetracampeonato.
O evento também contou com a participação de Jonathan Rea, que pilotou a Yamaha TZ750 da última vitória de Giacomo Agostini, em 1977 e outra YZR 500, utilizada por Lawson em 1990. Além disso, Rossi anunciou essa semana que sua namorada, Sofia Novello está grávida e será pai pela segunda vez.