Em uma iniciativa conjunta, Honda, Yamaha e a cidade de Saitama, no Japão deram início a uma série de testes para expansão do uso de motocicletas elétricas.
O projeto “E-Kizuna Project” visa promover a propagação de veículos elétricos, além de buscar uma solução de mobilidade para áreas com pouco acesso a transporte. Trata-se da primeira iniciativa conjunta entre um órgão de governo local e os dois principais fabricantes de motocicletas do mundo.
Os testes utilizarão as tecnologias existentes de Honda e Yamaha combinadas com infraestrutura existente na cidade de Saitama, próxima à capital Tóquio. O projeto visa colocar 30 motocicletas elétricas nas estradas, com estações de carga e troca de bateria disponíveis.
Na próxima etapa do programa de teste, um esquema de compartilhamento de motocicletas EV deverá ser avaliado. A Honda deve lançar uma versão elétrica da Super Cub em breve, enquanto que a Yamaha também está trabalhando em um conceito chamado PES1. O lançamento, no entanto, já deveria ter acontecido.