A Ducati revelou ontem (14) no Salão de Automóveis de Frankfurt na Alemanha, a Monster 1200 R, nova versão topo de linha da naked italiana. A motocicleta ganhou toques mais esportivos, principalmente no motor, que foi inteiramente revisto.
A versão R é a resposta da Ducati às nakeds de alta potência que surgiram no mercado nos últimos anos e que, de certa forma ofuscaram a Monster. Hoje, podemos considerar que esse nicho esta dividido em dois grupos: as nakeds leves (de 600 a 800cc) e as grandes (de 1000 a 1300cc).
O motor Testastretta 11 foi acertado para render 160 cv a 9.250 rpm com um torque de 13,4 kgf.m a 7750 rpm, graças a uma série de mudanças internas que incluem novos pistões, novos corpos de acelerador elípticos, um escape de maior diâmetro, novos silenciadores e aumento da taxa de compressão.
A moto também se beneficia de freios maiores, nova suspensão Öhlins e um novo subchassi de treliça em aço. A distância para o solo também está maior e um amortecedor de direção ajustável está disponível. O painel tem novas cores e para o alívio de quem tenha montado em uma Monster atual, o os apoios para os pés de alumínio fundido não estão mais no caminho dos calcanhares.
O trabalho de desenvolvimento da Monster 1200 R começou há 18 meses e, segundo a Ducati, sempre foi planejado como parte da evolução do projeto. Agora, a motocicleta possui seis variações na Europa, com esta vinda a substituir a 1098 Streetfighter a exceção de alguns mercados. No Brasil, são apenas três.
A Monster 1200 R foi pensada para aqueles que não apenas querem usar a motocicleta nas estradas, mas também nas pistas de corrida. Por isso, ela foi montada com o mesmo conjunto de rodas e pneus da Panigale 1200 (200/50/17 Pirelli SuperCorsa na traseira) e as mesmas pinças de freio Brembo M50, com 330 mm na dianteira e 245 mm na traseira. O ABS, Bosch 9MP de última geração, também está presente.
O moderno sistema eletrônico “Ducati Safety Pack” significa que a Monster 1200R tem controle de tração ajustável em oito níveis e três modos de pilotagem, Sport, Touring e Urban, que ajusta a potência do motor (em movimento) conforme as necessidades do piloto.
A Ducati também se esforçou em afirmar que essa é a Monster mais poderosa já feita e rumores de uma Panigale “sem roupa” não tem fundamento. Vários departamentos confirmaram que nada nesse sentido vem sendo trabalhado atualmente.