A Yamaha resolveu colocar à prova o consumo de combustível de sua YBR 150 Factory promovendo no final de semana o 1º “Rally da Economia”. O vencedor (proprietário de um modelo comum) conseguiu impressionantes 79 quilômetros com apenas um litro de gasolina no tanque.
Em torno da concessionária Geração, em Florianópolis (SC) foi criado um percurso de 1 km, que ofereceu os obstáculos mais comuns encontrados nas ruas brasileiras, para uma perfeita simulação de uso urbano; como buracos, lombadas, curvas e retas. O circuito foi plano para que a motocicleta não se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes.
Os participantes, com suas próprias Factor 150, vieram de diversas pontos da capital catarinense, respondendo convite feito aos proprietários do modelo. O desafio era claro e objetivo: venceria a competição, aquele que percorresse mais quilômetros, com apenas 1 litro de gasolina.
As motocicletas disputaram a prova em condições iguais. Todas passaram por uma vistoria supervisionada pelos técnicos e mecânicos da própria Yamaha. Antes de participarem da disputa, eles verificaram o filtro de ar, escapamento, vela, as medidas dos pneus e da relação. As calibragens dos pneus também foram as mesmas, do padrão indicado pelo Manual do Proprietário.
Quanto ao combustível, as motocicletas tiveram seus tanques esvaziados, e na sequência abastecemos todas as motocicletas com exatamente 1 litro da mesma gasolina, proveniente do mesmo fornecedor. “Estava tudo igual para todos, as Factor 150 na competição estavam no mesmo padrão”, afirmou Ricardo Malaman, supervisor de serviços da Yamaha Motor do Brasil.
As regras para a disputa eram não sair do percurso estabelecido – fiscais espalhados pelo trajeto estavam atentos a qualquer irregularidade – e não desobedecer nenhuma lei de trânsito. Fora isso, poderiam escolher qual a velocidade e marcha utilizar na tentativa de se obter uma maior autonomia com 1 litro de gasolina.
Os participantes podiam também parar para descanso, ou para irem ao banheiro, por 10 minutos quantas vezes fosse necessário – a motocicleta poderia ser desligada nesses intervalos. No entanto, mesmo com essa possibilidade, nenhum dos participantes fez parada alguma.
O vencedor da competição foi Brando Dutra de Souza, que recebeu como prêmio um troféu e um novo capacete Shark – “Eu fiquei surpreso com o resultado. Já sabia que a Yamaha era muito econômica, mas fazer 79 km foi uma surpresa. Eu não usei nenhuma técnica especial, só rodei suavemente, mantendo uma marcha alta, 3ª, 4ª e 5ª, e variando a velocidade entre 30 e 40 km/h”, completou Brando.
Equipada com a segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, a Factor 150 é capaz de produzir até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros.