Matthieu Lussiana conquistou hoje (29) a pole position para o Grande Prêmio de Curitiba, quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade (Moto1000GP). O francês cravou o tempo de 1min19s598, superando Sebastiano Zerbo e Diego Pierluigi.
Em uma tarde de muito sol e calor no autódromo internacional de Pinhais, Lussiana não teve dificuldades em imprimir um ritmo forte durante o Q1 e Q2. Ao contrário do que aconteceu nas duas últimas etapas, em Goiânia (GO) e Campo Grande (MS), o piloto disse que sua BMW S1000RR melhorou nessas condições de temperatura.
Seu companheiro de equipe, Luciano Ribodino vai abrir a segunda fila, em quarto lugar, logo à frente de Wesley Gutierrez, que se classificou em quinto com sua Kawasaki ZX-10R. O português Miguel Praia completa a segunda linha de partida, em sexto lugar. A largada acontece às 13h50 (horário de Brasília).
Na GP Light, a pole ficou mais uma vez com Rafael Nunes. O paranaense do Team Suzuki-PRT marcou o tempo de 1min23s293, superando o gaúcho Marcelo Dahmer em pouco mais de um décimo. Helison Chin completa a primeira fila. Esta é a terceira pole de Nunes na temporada, que também lidera o campeonato.
Assim como já havia feito nas quatro etapas anteriores, Eric Granado assegurou a pole na categoria GP600. O paulista estabeleceu o tempo de 1min22s293, ficando mais de dois segundos inteiros à frente de Ian Testa, que com 1min24s851 ficou em segundo. Alex Pires foi o terceiro, com uma desvantagem ainda maior: quatro segundos.
Quem poderia ameaçar a hegemonia de Granado era Joelsu Silva, o popular “Mitiko”. Entretanto, o piloto sofreu um acidente sério ontem (28) e teve o fêmur direito fraturado. Mitiko foi submetido a cirurgia no Hospital Marcelino Champagnat, em Curitiba. Está na UTI, mas passa bem e seu quadro é estável. A volta às pistas ainda é uma incógnita.
A classe GPR250 também foi inteiramente dominada pela equipe Estrella Galicia, de Alex Barros. Seus quatro pilotos ficaram entre os cinco primeiros, com Brian David na pole position. O único a conseguir se intrometer na briga caseira foi o líder do campeonato, Tom Kawakami, que se colocou em segundo lugar. Guilherme Brito larga na terceira posição.
Confira o grid de largada para a etapa de Curitiba (GP1000):
1. Matthieu Lussiana (FRA/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, 1min19s598
2.Sebastiano Zerbo (ITA/Kawasaki), Target Race Superbike Team, 1min19s972
3. Diego Pierluigi (ARG/JC Racing Team), Kawasaki, 1min19s993
4. Luciano Ribodino (ARG/BMW Motorrad Petronas Racing), BMW, 1min20s213
5. Wesley Gutierrez (PR/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, 1min20s276
6. Miguel Praia (POR/Center Moto Racing Team), Honda, 1min20s462
7. Philippe Thiriet (MG/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, 1min21s860
8. Nick Iatauro (SP/Suzuki), Team Suzuki-PRT, 1min22s797
Foto| Equipe Sanderson