Valentino Rossi venceu hoje (29) o Grande Prêmio do Catar, no circuito de Losail. O italiano realizou uma batalha épica contra as Ducati de Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, que duelaram pela vitória até a linha de chegada.
O prelúdio de que essa seria uma corrida especial começou logo na largada quando as Honda de Marc Márquez e Dani Pedrosa partiram mal, perdendo muitas posições. O próprio Rossi também largou com dificuldade, chegando a cair para 10º.
Enquanto isso, a prova era monopolizada por Dovizioso, Jorge Lorenzo e Iannone. O espanhol da Yamaha foi o protagonista de toda a primeira metade da corrida, assumindo a ponta, após duas voltas.
Com a faca entre os dentes, Rossi começou uma intensa corrida de recuperação, ultrapassando, Bradley Smith, Cal Crutchlow, Yonny Hernandez e Dani Pedrosa, atingindo o quarto lugar. Márquez fazia o mesmo, mais atrás, chegando a ultrapassar dois competidores de uma só vez.
Lorenzo, Dovizioso e Iannone formavam um bloco, com trocas intensas de posição. A Yamaha era melhor no miolo, porém a Ducati engolia a diferença nas retas, com a enorme potência do motor da Desmosedici GP15. Rossi aproveitava para se aproximar.
Faltando 15 voltas para o final, o eneacampeão se juntou definitivamente ao grupo líder, dando início a um emocionante e intenso período de trocas de posição, com Lorenzo, Dovizioso e Rossi se revezando na ponta.
Iannone acompanhava tudo de perto, no quarto lugar, mas sem esboçar ameaça. Enquanto isso, Márquez conseguia ultrapassar Pedrosa e pular para quinto, mas estranhamente as Honda RC213V hoje não eram páreo para a Yamaha e Ducati.
Faltando menos de dez voltas, Lorenzo misteriosamente começou a ficar para trás e foi ultrapassado por Iannone. Era a repetição do seu drama com os pneus, vivido em 2014. Por outro lado, Rossi partia com tudo para o ataque sobre Dovizioso.
Os dois italianos estavam visivelmente pilotando no limite de suas motos, explorando ao máximo as vantagens de cada uma: Yamaha as curvas e retomadas. Ducati, as retas. Ao adentrarem a última volta, Rossi liderava. Dovizioso esperava ultrapassar na reta de chegada, mas acabou dando uma pequena errada na última curva e não conseguiu emparelhar como pretendia.
Portanto, Rossi acabou vencendo pela ínfima margem de 174 milésimos. Dovizioso ficou em segundo e Iannone em terceiro, mostrando a enorme evolução da Ducati para 2015. Mais atrás, veio Lorenzo em quarto, com Márquez apenas em quinto lugar.
Dani Pedrosa veio na sequência em sexto, com Cal Crutchlow em sétimo. O britânico também fez uma bela corrida de recuperação, ultrapassando Bradley Smith, o oitavo, Pol Espargaró, o nono e Yonny Hernandez, o décimo.
Em seu retorno à MotoGP, a Suzuki marcou pontos com Aleix Espargaró em 11º e Maverick Viñales em 14º. Já a Aprilia ficou em 21º com Marco Melandri. Seu companheiro de equipe, Álvaro Bautista, danificou a RS-GP num toque com Márquez ainda na primeira volta e não completou a prova. Confira aqui os resultados finais.