Com o final da temporada, os preparativos do World Superbike para 2017 já começaram. No calendário provisório para o próximo ano, os circuitos de Jerez, na Espanha e Sepang, na Malásia darão lugar à Brno, na República Checa e Portimão, em Portugal.
Jerez, que se juntou ao calendário em 2013, não conseguiu repetir no World Superbike o sucesso de público que acontece na MotoGP. A etapa desse ano, realizada no mês passado, contou com a presença de apenas 23.000 pessoas.
Além disso, os organizadores não podem lidar com a alta taxa de inscrição anual que a Dorna exige, avaliada em 600 mil euros. Segundo a imprensa espanhola, a etapa de 2015 deixou um prejuízo de 800 mil euros. Da mesma forma, Sepang, que ingressou no calendário em 2014, também está de saída, embora os motivos não sejam tão claros.
As etapas serão substituídas por Brno na República Checa e Portimão, em Portugal. O circuito checo é um dos mais queridos do motociclismo e sempre é um sucesso de público na MotoGP. O autódromo português, que fica na belíssima região de Algarve, é mais recente (2008) e tem sido muito procurado nos últimos anos. Confira abaixo o calendário provisório para 2017.
26 de fevereiro – Phillip Island (Austrália)
12 ou 19 de março – Buri Ram (Tailândia)
02 de abril – Aragón (Espanha)
16 de abril – Assen (Holanda)
07 de maio – Imola (Itália)
21 de maio – Donington Park (Inglaterra)
11 de junho – Brno (República Checa)
18 de junho – Misano (San Marino)
09 de julho – Laguna Seca (Estados Unidos)
17 de setembro – Lausitzring (Alemanha)
01 de outubro – Magny Cours (França)
15 outubro – Portimão (Portugal)
29 de outubro – Losail (Catar)