O negócio de Guy Martin é correr rápido, muito rápido. O carismático ex-piloto de corridas de estrada e apresentador de TV quer ser o primeiro a ultrapassar os 605 km/h em um veículo de duas rodas e o primeiro teste aconteceu essa semana.
Anunciada em abril, a empreitada de Martin visa quebrar o recorde anterior de 605 km/h estabelecido pelo americano Rocky Robinson em uma Suzuki de 1.000 cv em 2010. Para isso, o britânico e sua equipe construiram um veículo experimental streamliner com uma turbina de helicóptero Rolls-Royce que supera os 1.200 cv.
O primeiro shakedown aconteceu no aeródromo de Elvington em Yorkshire. Ao longo de dois dias, Martin acelerou o streamliner “52 Express” a 150 mph (240 km/h) para que a equipe marcasse distâncias de frenagem e realizasse um número de sistemas e verificações de segurança.
Embora se equilibre em duas rodas como uma moto, o 52 Experess possui mais de 9 metros de comprimento e duas rodinhas auxiliares nas laterais, que entram em ação somente para mantê-lo ereto em baixa velocidade. Para a frenagem, dois paraquedas foram instalados na traseira.
Ainda há mais trabalho a ser feito, no entanto. A carroceria aerodinâmica ainda deve ser instalada na estrutura de treliça tubular com chassi monocoque antes de ser levado para o deserto de sal de Uyuni, na Bolívia, onde a tentativa de quebrar o recorde acontecerá, provavelmente em 2023.