Lembra-se daquela limitação à circulação de motocicletas em Madri e Barcelona que começou a vigorar na sexta-feira passada? Os motociclistas espanhóis não gostaram nada da ideia e uma grande manifestação foi feita no último domingo (2).
De acordo com a imprensa espanhola, de 3 a 5 mil motociclistas compareceram às ruas de Barcelona para protestar contra as limitações implementadas com o objetivo de reduzir os congestionamentos e as emissões de poluentes na atmosfera.
A partir de agora, motos fabricadas antes de 2003 estão completamente banidas dos centros de Barcelona e Madri, o que significa que 38,79% desses veículos subitamente não podem mais circular nesses locais. Apenas moradores locais e veículos com classificação mais branda (Zero e ECO) podem circular com maior liberdade.
Esses rótulos, que foram emitidos pela Direção Geral de Trânsito (DGT) foram o principal foco dos manifestantes e dos sindicatos “Agrupación Motera Catalana” e “Unión Motera Internacional”. Em 2016, cerca de 48,8% dos deslocamentos em Barcelona e Madri eram feitos com motos e motociclos.
Quem também entrou na briga foi a Associação Nacional do Setor de Duas Rodas (ANESDOR) que classificou a introdução destas medidas como pouco acertada, já que os índices de poluição de uma motocicleta nível “Euro4” não são os mesmos de um carro, além de possuírem demandas completamente diferentes e aplicações cronológicas discrepantes.
O protesto percorreu as ruas de Barcelona e chamou atenção que as motocicletas sejam encaradas como um aliado a favor da mobilidade e não como um inimigo. “Embora as motocicletas gerem emissões poluidoras, seu uso beneficia todos os cidadãos“, disse o porta-voz Juan Carlos Toribio. Uma nova manifestação deve acontecer em Madri, nos próximos dias.