A Honda anunciou, nos últimos dias, que irá participar do “Rose Parade”, tradicional festa de Ano Novo na Califórnia em 2 de janeiro. Mas o que importa é que no anúncio temos um vislumbre de sua primeira motocicleta elétrica.
Informações mais detalhadas ou mesmo dados técnicos ainda não estão disponíveis, mas o pequeno desenho revela um modelo naked que, pelo menos em termos de design, está bem próximo do que vimos com a nova CB750A Hornet, apresentada em outubro.
A diferença é que no lugar do motor bicilíndrico em linha de 755 cm³ vemos uma grande capa que deve encobrir a bateria de íons de lítio. Dados de potência e autonomia são uma incógnita, mas a Honda tem uma parceria com a Sony no desenvolvimento de powertrains elétricos.
Além da motocicleta elétrica, outros veículos e aeronaves podem ser vistos na imagem. “Forever determined” ou “para sempre determinado” é slogan que temos. A Honda anunciou anteriormente que só ofereceria veículos movidos a eletricidade na América do Norte a partir de 2040.
“Nossa determinação de avançar no futuro da mobilidade está incorporada nos produtos Honda em nosso carro alegórico e no tema da Rose Parade 2023”, disse Jessika Laudermilk, vice-presidente assistente de marketing da American Honda. “A Honda continua a embarcar em novas iniciativas utilizando nossas principais tecnologias que ajudarão as pessoas a melhorar suas próprias vidas, hoje e amanhã, e estamos orgulhosos de mostrar isso no Rose Parade deste ano.”
A Honda já tem scooters e ciclomotores elétricos no mercado em várias partes do mundo, mas não motos de maior tamanho. Em agosto de 2020 foi descoberta uma patente de motocicleta elétrica equivalente a uma 125cc. Em janeiro de 2021, novas patentes foram adicionadas ao crescente banco de evidências de que a Honda está seguindo esse caminho.
O Rose Parade é realizado em Pasadena, a nordeste de Los Angeles, desde 1890. A Honda está envolvida desde a década de 1960, sendo o principal patrocinador desde 2011. E como a Califórnia é considerada o estado “verde” dos EUA, o lançamento nesse evento parece bem estratégico.