Os pilotos da Aprilia, Álvaro Bautista e Stefan Bradl puderam pilotar hoje (22) pela primeira vez a nova RS-GP 2016, moto que utilizarão nessa temporada da MotoGP. O teste, no entanto, foi absolutamente secreto.
Tão secreto que nenhum jornalista recebeu autorização para estar presente no circuito catariano e documentar as primeiras fotos da RS-GP. Isso, contudo, não impediu que Bautista publicasse em suas redes sociais as primeiras imagens da moto.
Ao contrário do modelo do ano passado – derivada do World Superbike – a nova RS-GP é um projeto inteiramente novo, desenhada a partir de uma folha em branco. O protótipo foi desenvolvido especificamente para as novas regras da MotoGP que entraram em vigor esse ano.
A Aprilia está empregando uma estratégia bem diferente das rivais nessa pré-temporada. Enquanto Honda, Yamaha, Suzuki e Ducati já levaram seus modelos 2016 nos primeiros testes na Malásia, a Aprilia optou pela cautela, rodando lá (e também na Austrália) com a RS-GP do ano passado, testando apenas alguns componentes novos.
Foi apenas duas semanas atrás que a RS-GP 16 realizou seu primeiro shakedown, também em caráter secreto em Jerez. O chefe da equipe, Romano Albesiano está ciente do atraso: “as três primeiras corridas serão como testes para nós“, disse ao diário alemão Speedweek.