Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Em 2020, Harley-Davidson decai 17% globalmente, 38% na América Latina

Lucas Carioli 8 de fevereiro de 2021


Além de ter revelado seu novo plano estratégico nos últimos dias, a Harley-Davidson também teve que apresentar os resultados comerciais do pandêmico ano de 2020. A marca norte-americana decaiu outros 17% globalmente, 38,6% só na América Latina.

Foram 180.248 motocicletas vendidas em 2020 contra 218.273 em 2019, uma redução de exatos 17,4%. A América Latina, que nos últimos anos havia segurado as pontas da empresa, foi a região que teve a queda mais brusca: de 9.768 unidades comercializadas em 2019 para apenas 5.995 em 2020. No último trimestre do ano, a queda foi ainda mais avassaladora: -50.9%

Nos Estados Unidos, onde as vendas da Harley-Davidson ainda representam 57% de sua fatia total, a queda foi igualmente significativa: 22.310 motocicletas a menos, o equivalente a 17,7%. Números parecidos foram vistos na Europa e Oriente Médio (EMEA) (-16,3%) enquanto a Ásia sofreu menos (-7,8%).


É claro que boa parte desses dados tem uma explicação primária: Coronavírus. A análise pode ser melhor explicada pela resposta de cada país à pandemia. A ação rápida e dura no Oriente valeu a pena no longo prazo, enquanto a confusão vista no ocidente, especialmente na América Latina teve resultados desastrosos.

Mas muito antes de a palavra “pandemia” entrar para o nosso dicionário diário, a Harley-Davidson já vinha perdendo vendas a uma taxa vertiginosa. O leitor mais assíduo certamente se lembra dos relatórios de 2018 e 2017, o que significa que, ao contrário de outras marcas, o buraco da montadora de Milwaukee é muito mais embaixo.

O comodismo de décadas, o envelhecimento do seu público, o timing errado de seu plano expansionista anterior (More Roads), a resposta indiferente com a elétrica LiveWire também foram responsáveis pelas as luzes no quartel general da marca ficarem acesas até tarde da noite em março de 2020, justamente no momento em que o resto do mundo vivia o que parecia ser um apocalipse pandêmico.

É claro que muita coisa já mudou de lá para cá. O CEO anterior, Matt Levatich foi demitido dando lugar à Jochen Zeitz, que tem no currículo a reputação de ter levantado marcas tão diferentes quanto Puma e Colgate. O alemão imediatamente estabeleceu um plano de contingência (The Rewire) e outro de longo prazo (The Hardwire).

Foi estabelecida a saída de 39 países, o fim de diversos modelos, o redirecionamento dos esforços elétricos para outra marca e a concentração dos esforços no que eles fazem de melhor: custons grandes e pesadas, o que certamente satisfaz o seu cliente principal. Mas eles afirmam que ainda seguem comprometidos a atrair um público mais jovem.

Quarto trimestre de 2020 Ano completo
2020 2019 Variação 2020 2019 Variação
EUA 17.274 20.204 -14,5% 103.650 125.960 -17,7%
EMEA 7.028 7.187 -2,2% 36.906 44.086 -16,3%
Ásia/Oriente 6.949 7.691 -9,6% 27.220 29.513 -7,8%
América Latina 1.235 2.513 -50,9% 5.995 9.768 -38,6%
Canadá 809 1.159 -30,2% 6.477 8.946 -27,6%
Total Internacional 16.021 18.550 -13,6% 76.598 92.313 -17%
Total Global 33.295 38.754 -14,1% 180.248 218.273 -17,4%


Tags: Harley-Davidson Mercado Internacional Notícias

Continue Reading

Previous: J Toledo garante vinda da nova Suzuki Hayabusa ao Brasil
Next: Ações da Harley-Davidson despencam e o CEO aproveita para comprar mais 14%

Leia também

BMW F450GS será lançada ainda esse ano
  • Notícias

BMW F450GS será lançada ainda esse ano

7 de julho de 2025
Suzuki entra na onda retrô com novos modelos GSX-8T e GSX-8TT
  • Notícias

Suzuki entra na onda retrô com novos modelos GSX-8T e GSX-8TT

4 de julho de 2025
Nova Suzuki 800 será apresentada amanhã
  • Notícias

Nova Suzuki 800 será apresentada amanhã

3 de julho de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.