Toni Elias vai voltar a competir na MotoGP. O espanhol, vencedor de GP na classe rainha e campeão da Moto2 irá substituir Karel Abraham na próxima etapa, o Grande Prêmio de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Abraham está ausente desde o Grande Prêmio da Catalunha em maio, quando caiu em uma das sessões de treino fraturando o tornozelo esquerdo. O checo precisou passar por uma cirurgia e ainda não foi considerado apto o suficiente para pilotar novamente.
Apesar dos rumores de que Michael Van Der Mark iria substituí-lo na Holanda, a equipe Cardion AB-Honda não apareceu em Assen. Na última etapa, em Sachsenring na Alemanha, quem substituiu Abraham foi Hiroshi Aoyama, piloto de testes da Honda.
Para Indianápolis, no entanto, a Cardion AB-Honda optou por Elias, que acabou de disputar as 8 Horas de Suzuka, no Japão. Apesar de relativamente desconhecido para o Grande Público, Elias pode se orgulhar de ter vencido uma corrida de MotoGP, o Grande Prêmio de Portugal de 2006.
A prova foi uma das mais disputadas da história e o espanhol venceu uma batalha com Valentino Rossi e Kenny Roberts Jr na linha de chegada do circuito de Estoril. A vitória com a Gresini-Honda também foi a última de uma equipe privada.
Inegavelmente rápido, mas irregular, Elias deixou a MotoGP pela porta dos fundos em 2009, voltando apenas esporadicamente para substituições, como essa. Entretanto, em 2010 se tornou o primeiro campeão da história da Moto2, categoria que havia sido recém-criada. Desde então competiu no World Superbike e outras provas de renome.