Para Guy Martin, missão dada é missão cumprida. O piloto de corridas de estrada e apresentador de TV conseguiu quebrar um recorde mundial de velocidade no maior muro da morte já construído.
Martin, que tem um programa televisivo no “Channel 4” se voluntariou para correr na parede vertical de 36,5 metros de diâmetro treinando com Ken Fox, um especialista em acrobacias no muro da morte. A empreitada aconteceu em um hangar da RAF (a Força Aérea Britânica), não muito distante de sua casa em Lincolnshire.
Correndo com uma Indian Scout modificada em sua própria oficina, Martin fez duas tentativas de recorde. Na primeira, atingiu 70,33 mph, superando o recorde anterior de 60 mph. Confiante, o britânico decidiu tentar mais uma vez conseguindo 78,15 mph, o equivalente à 125,77 Km/h.
O piloto parecia disposto para uma terceira tentativa, mas foi impedido pelo apresentador do Channel 4, Steve Jones alegando falta de tempo. Depois, o piloto de 34 anos confessou que a força G (superior a 5,2 kg) o fez perder momentaneamente a visão.
“Estou muito feliz por todos os envolvidos, mas a coisa mais importante para mim é que eu passei um ano construindo a moto no meu barracão e não tive qualquer problema durante toda a semana. Eu fiz mais de 80 (mph) pela manhã e esta noite fui a 78. Na primeira corrida da segunda tentativa eu só fiz 71 e me desanimei imediatamente. No final, dei tudo de mim e consegui 78. Eu pensei que se eu fosse novamente iria ainda melhor, mas isso não aconteceu.” (Guy Martin)
Martin estava treinando a cerca de um ano para a quebra de recorde, mas tudo precisou ser interrompido no ano passado, quando se machucou seriamente em uma queda no Ulster Grand Prix. O piloto fraturou algumas costelas, mas deu alta a si mesmo do hospital, dias depois.
Estavam presentes, o ex-piloto de F1 David Coulthard e o ex-rival das corridas de estrada, Steve Plater. O programa foi exibido na segunda-feira à noite sendo um enorme sucesso de audiência. “Tivemos tweets dizendo ‘eu gostaria Guy Martin fosse o meu professor de ciências!‘”, disse um executivo do Channel 4.
Ironicamente, o piloto estava de volta à seu trabalho regular como mecânico de caminhões no dia seguinte: “Eu tenho um Scania R620 com um problema nos faróis que precisam ser desmontados“. Esse é Guy Martin. Confira abaixo o vídeo da empreitada.