Um ano depois de apresentar a surpreendente GSX-8S, a Suzuki volta ao Salão de Milão para mostrar a sua versão carenada, GSX-8R. A motocicleta chega com a proposta de ser uma esportiva utilizável no dia-a-dia.
Já descoberta em registros de homologação em setembro, a GSX-8R utiliza a mesma plataforma mecânica da sua irmã pelada, ou seja, motor de dois cilindros (em linha) de 776 cm³ que rende 81,8 cv a 8.500 rpm e 7,9 kgf.m a 6.800 rpm e quadro de aço tubular convencional.
De acordo com a Suzuki, este motor, com ordem de disparos do virabrequim a 270 graus, gera 85% do torque máximo a 4.000 rpm e a 5.500 rpm chega a 98%. O pico de torque chega aos 6.800 rpm e vai até 8.800 rpm, uma faixa muito ampla para as ruas e até para circuitos sinuosos.
A novidade é que a GSX-8R recebeu uma bela carenagem integral que cobre toda a dianteira da motocicleta, incorpora novos espelhos e ajuda a proteger (isso que é interessante) os semi guidões de alumínio forjado. Nada de guidão inteiriço convencional aqui. Boa, Suzuki.
A outra mudança importante está na suspensão, que troca as unidades KYB por modelos Showa Big Piston Fork invertidos, com um amortecedor ajustável de pré-carga na parte traseira. Eles dizem que esses garfos oferecem força de amortecimento 30% maior que a GSX-8S.
A frenagem é garantida por dois discos de 310 milímetros na dianteira e outro de 240 mm na traseira, mordidos por pinças Nissin. Os pneus Dunlop Roadsport 2 são nas medidas 120/70-17 e 180/55-17. A altura do assento é de 810 mm e o peso total é de 205 kg, apenas 3 kg a mais que a naked.
Assim como na GSX-8S, a parte eletrônica é apenas essencial, com três modos de pilotagem (A, B, C), um painel TFT colorido com conexão com o smartphone e um quickshifter para cima e para baixo padrão como antes. Dá para se divertir muito só com isso.
Eis, portanto, a motocicleta ideal para quem ter ter esportividade para o dia a dia e também pega a estrada com regularidade, seu real habitat. Com a carenagem integral, o piloto se abriga melhor do vento, tem mais velocidade final e até consegue alguma economia de combustível.
A nova Suzuki GSX-8R chega aos concessionários europeus nos próximos meses em três opções de cores, azul, preto e prata. O preço gira em torno dos 10.000 euros. Suas rivais diretas são a Yamaha R7, Kawasaki Ninja 650 e Aprilia RS660.