A MV Agusta apresentou hoje (7), na abertura do Salão de Milão, a versão de produção do conceito Lucky Explorer 9.5, que já chega com uma edição especial, a “LXP Orioli” em homenagem ao tetracampeão do Rali Dakar, Edi Orioli.
A motocicleta evoluiu do projeto “Lucky Explorer”, revelado no EICMA há dois anos e que se inspira totalmente nas Cagiva Elefant patrocinadas pelos cigarros Lucky Strike, que competiam no Rali Dakar nos anos 1980 e 1990. Orioli foi campeão com a máquina no ano de 1990.
O motor é um três cilindros em linha derivado da MV Agusta F3 800 que evoluiu para 931 cm³, incluindo as válvulas de admissão e escape, bomba de óleo e parte da transmissão. Pesa 57 kg e produz 122,3 cv a 10.000 rpm. O torque fica em robustos 75,23 lbft, com 85% disponível a partir de 3.000 rpm.
O motor ainda apresenta uma manivela de rotação contrária para ajudar na estabilidade nas curvas, reduzindo a inércia, além de cames revestidos com DLC, eixos balanceadores para reduzir vibrações e uma embreagem hidráulica para aplicações mais leves.
A marca de Varese disse ainda que podemos esperar essa plataforma aparecer em mais variações desta motocicleta – com outros derivados nakeds e esportivos que provavelmente chegarão em um futuro próximo, agora com os trilhos da KTM a empurrá-los.
O quadro é em liga de aço, com um chassi traseiro removível. As suspensões dianteira e traseira são Sachs totalmente ajustáveis manualmente, proporcionando 210 mm de curso em cada extremidade, 230 mm de distância ao solo e uma altura do assento ajustável entre 850 mm e 870 mm.
As rodas são fornecidas pela Takasago Excel, com 21 polegadas na dianteira e 18″ na traseira, usando pneus Bridgestone Battlax Adventurecross AX41, sem câmara. As poderosas pinças de freio Brembo Stylema dão conta da frenagem.
Controlando toda essa potência está uma centralina de seis eixos inerciais, que desbloqueia uma série de ajudas eletrônicas. São cinco níveis de controle de tração na estrada, dois para terrenos acidentados e outro para chuva – além de três modos de pilotagem padrão e um “Custom All-Terrain”.
Também é possível alterar o freio-motor em dois níveis, além de contar com ABS em curvas e muito mais. Tudo é gerido através de um painel TFT de 7 polegadas com conexão para smartphone, além de interruptores retroiluminados por LED. Uma ignição sem chave também está incluída.
Completando o kit está um conjunto de malas laterais de alumínio, com 39 litros de espaço à esquerda e 32 à direita para acomodar o escapamento. A ponteira também pode ser trocada por uma opção especial Termignoni que elimina mais de 4kg da motocicleta.
Apenas 500 unidades serão disponibilizadas da LXP Orioli, ao preço de 30 mil euros, mais do que uma Ducati Multistrada V4 Rally de 170 cv. O comprador ainda leva uma caixa de guloseimas para se entreter em casa. Ainda estamos aguardando a versão standard da motocicleta.