A Honda surpreendeu no Salão de Milão desse ano, não tanto porque causa das motos, mas sim no marketing. Um exemplo é a nova CB500F, que está abandonando essa consagrada sigla para se chamar CB500 Hornet em 2024.
Em uma clara mudança de mentalidade por parte do comitê administrativo da empresa, a Honda decidiu se aproveitar de vez do seu próprio legado histórico, assim como Ducati, Triumph, BMW e Harley-Davidson fazem o tempo todo com grande sucesso.
A primeira vez que isso tinha sido feito foi com a Africa Twin em 2015. Nos últimos anos, nomes emblemáticos como Transalp e Hornet também voltaram para o catálogo. Este último, com força total esse ano, tanto que agora constitui uma família de modelos.
Além da própria CB750 Hornet, apresentada no ano passado, o nome agora foi estendido a CB1000 e também a CB500F, que agora passa a se chamar simplesmente CB500 Hornet. É claramente um sinal de mudança corporativa no seio da marca.
Nota-se que a Honda quer dar à sua linha de nakeds o mesmo senso de unidade que a Ducati aplica com a linha Monster e com a linha Streetfighter, assim como a Triumph e suas Street/Speed Triple e a KTM com a linha Duke. Simplificação e associação, esse é o norte agora.
Dito isso, vamos a moto, que mecanicamente mudou pouco. A nova CB500 Hornet manteve o mesmo motor bicilíndrico de 471 cm³ e que rende aproximadamente 50 cv. O mesmo pode ser dito sobre o chassi e as suspensões alterados pela última vez há dois anos.
A carroceria, no entanto, recebeu um tratamento cosmético para ficar mais parecida com a Hornet 750, especialmente no conjunto óptico dianteiro. Assim, como aconteceu com a CB500X (agora chamada de NX 500), a parte eletrônica foi aprimorada.
Graças a uma centralina eletrônica revisada, a CB500 agora conta com controle de tração operado por comandos retroiluminados no punho esquerdo. Tudo é visualizado no novo painel TFT de 5 polegadas, uma unidade de alta qualidade, desenvolvida para a CB1000R, muito mais cara.
Esse novo painel também permite conectividade para que possa ter navegação passo a passo através da aplicação RoadSync da Honda. Algo crucial para motos que atraem os condutores mais jovens e a marca deixa claro quem está buscando até nas fotos publicitárias.
Sucesso no mundo todo, inclusive no Brasil, onde está presente desde 2014, a CB500 tem tudo para aplicar seu alcance agora com o mais apelativo nome Hornet. Isso certamente será aplicado aqui, que tem fãs de carteirinha da antiga CB600F. Prepare-se para uma overdose de Hornet em 2024!