A Honda apresentou hoje (7), no Salão de Milão, o modelo 2024 da CB1000, que perde o “R” mas ganha o nome “Hornet”. Além disso, a hypernaked abandonou o visual retrô e volta a ter o design moderno, parecido com o que a consagrou na década passada.
Apresentada em 2010, a CB1000R original se tornou um sonho de consumo para uma geração, graças ao seu motor tetracilíndrico derivado da Firablade, visual agressivo e chassi de ponta, como a estonteante balança traseira monobraço. A moto parecia uma estrela de cinema.
Em 2017, no entanto, a Honda decidiu reformular completamente a CB1000R com o conceito estilístico Neo Sports Cafe, que misturava elementos retrô com modernos. Ficou legal mas… não tanto. Talvez por isso, a marca japonesa tenha decidido recomeçar em 2024.
A nova CB1000 é claramente inspirada na CB750 Hornet apresentada no mesmo EICMA no ano passado. Lembra a primeira geração da CB1000R, muito embora a balança monobraço não tenha voltado, sendo substituída por um braço oscilante convencional.
O motor agora é derivado da CBR1000RR de 2017, mas a Honda não revelou exatamente qual é a potência, afirmando misteriosamente que será superior aos 147,5 cv da CB1000R. Lembremos que aquela Fireblade desenvolvia 189 cv, então isso deixa bastante espaço.
A Honda foi igualmente misteriosa com os números de torque do novo “Hornetão”, dizendo que será superior a 10,2 kgf.m. Em comparação, a BMW S1000R produz 11,6 kgf.m, então talvez a Honda esteja visando mais a Suzuki GSX-S1000 de 152 cv e 10,7 kgf.m
Fica claro, no entanto, que a Honda não pretende incomodar a Ducati Streetfighter V4S de 205 cv ou a Kawasaki Z H2 sobrealimentada de 197 cv. Discreta, como sempre, a fábrica de Soichiro prefere ficar de fora da corrida armamentista que virou a categoria, portanto, não se empolgue tanto.
O quadro antigo claramente não conseguia acomodar o motor moderno, mais compacto, então a Honda construiu um novo. Em vez do design “espinha dorsal” de aço da motocicleta antiga, a CB1000 Hornet recebeu um quadro de longarina dupla, semelhante ao da Hornet 750.
Dito isto, a suspensão é a mesma da CB1000R anterior, com garfos invertidos Showa SFF-BP de 41 mm totalmente ajustáveis e um amortecedor traseiro Showa. Os freios também são herdados da moto antiga, com pinças dianteiras radiais de quatro pistões que prendem discos flutuantes de 310 mm.
Voltando a dar preferência para a lógica ao invés da estética, a nova CB1000 Hornet dispensou o (excessivamente) largo pneu traseiro 190/50-17 para a volta de um 180/55-17. Mas isso não é ruim. A motocicleta provavelmente será bem mais ágil.
A eletrônica permaneceu inalterada, com três modos de pilotagem predefinidos, controle de tração básico e um painel TFT de 5 polegadas com conectividade Bluetooth. Nada de outro mundo, apenas o básico para os tempos modernos. E isso também é muito bom.
Na verdade, o que a Honda revelou no Salão de Milão é apenas um aperitivo, maiores detalhes serão revelados a posteriori. Detalhes como preço, cores – e até mais fotos virão depois. Como os modelos anteriores sempre foram oferecidos no Brasil, o mesmo deve acontecer com essa.


