A Yamaha está apresentando essa semana no Salão de Milão uma versão ainda mais completa da Tracer 9 chamada de “GT+”. O modelo tem farta tecnologia embarcada, como o controle de cruzeiro baseado em radares, que faz a sua estreia na marca dos diapasões.
Introduzido pela primeira vez na Ducati Multistrada V4 em 2020, o sistema permite manter constante a distância para o carro à frente sem precisar fazer nada: câmeras e sensores realizam o trabalho de medição. O piloto só tem que acioná-lo.
O sistema pode ser ligado, desligado ou modificado enquanto estiver em movimento e limitará as entradas do piloto durante viagens mais longas. Inteligente, o dispositivo é capaz de detectar se está fazendo uma curva e diminui a velocidade com um veículo a frente nessas condições.
O Adaptive Cruise Control (ACC) é apenas uma das várias atualizações eletrônicas que a GT+ carrega. Está interligado à configuração eletrônica da suspensão KYB da moto, permitindo ajustar o amortecimento da suspensão dianteira e traseira para manter a estabilidade em tempo real.
Naturalmente os freios estão incluídos na equação, com um ABS em curvas de prontidão para frear automaticamente se sentir que uma colisão pode ocorrer. O dispositivo ajusta as forças de frenagem dianteira/traseira durante a desaceleração para reduzir a chance de derrapagem.
Com tantos novos recursos, um novo painel TFT precisou ser introduzido, assim como novos interruptores de guidão estilo “joystick”, com um botão “home” caso o motociclista se perca no emaranhado tecnológico. Também está incluído conectividade com smartphone e navegação.
Na parte mecânica, nada foi mexido já que a Tracer 9 GT foi atualizada recentemente. O motor é um três cilindros em linha de 890 cm³ que desenvolve 117 cv e 9,4 kgf.m. O torque é maximizado por um quickshifter de 3ª geração, que pode ser usado mesmo quando o ACC está acionado.
A Tracer 9 GT+ estará disponível nos concessionários europeus a partir de maio de 2023 em duas opções de cores, Icon Performance e Power Gray. Os preços não foram divulgados mas espere o máximo: essa é a opção da Yamaha para brigar com os pesos pesados do segmento touring.