A Suzuki surpreendeu hoje (8) ao apresentar, durante o Salão de Milão, uma nova V-Strom para 2023, que abandona o antigo motor V-Twin 650cc para a chegada de um bicilíndrico paralelo de 800cc, o mesmo da inédita GSX-8S.
Apresentada mais cedo, a GSX-8S revelou um inédito motor bicilíndrico de 776 cm³ inclinado a 90 graus e com ordem de disparos a 270º e eixos balanceadores que aposenta o velho V-Twin de 650cc, que 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m de torque máximo a 6.800 rpm.
O motor passou por alguns ajustes exclusivos para a V-Strom 800 DE. De acordo com a Suzuki, graças a um sistema de exaustão mais convencional e mudanças de mapeamento, a resposta foi aprimorada para garantir que o piloto tenha a sensação e a entrega de que os aventureiros precisam.
Além disso, o novo motor é mais compacto, emite menos poluentes e também consome menos. De acordo com a Suzuki, com o seu tanque combustível de 20 litros a V-Strom 800 DE garante uma autonomia de até 454 km rodando a cerca de 100 km/h.
O quadro também é o mesmo da GSX-8S, ou seja, uma estrutura do tipo diamond de aço convencional, mas com um subquadro aparafusado mais robusto, capaz de suportar uma carga maior para passageiros e tarefas de turismo, como baú e alforjes rígidos. A balança, exclusiva, é de alumínio.
Além disso, a geometria do chassi foi alterada para maior estabilidade em todos os terrenos e conforto em longas distâncias, seja sentado no assento macio de peça única ou em pé nas largas pedaleiras. A altura do assento é de 855 mm e o peso total chega a 230 kg.
Mantendo suas ótimas características adventure, a V-Strom 800 conta com rodas raiadas de 21 e 18 polegadas calçadas em pneus Dunlop Trailmax Mixtour – com câmara. Os garfos invertidos Showa tem 220 mm de curso e são totalmente reguláveis.
A parte eletrônica é bem caprichada, com um novo painel TFT-LCD de 5 polegadas que controla três modos de condução e quatro níveis de controle de deslizamento, com o exclusivo “Gravel” para incursões no Off-Road. Claro que também há ABS de série, que pode ser desligado na roda traseira.
O para-brisa pode ser travado em dois estágios de 15 milímetros e um total de três posições com bastante facilidade, embora não sem ferramentas. Há uma entrada USB à esquerda do cockpit. Ambos os manetes são reguláveis. O sistema de partida a frio, que levanta a rotação do motor, ainda está lá.
A Suzuki não anunciou o preço, mas a V-Strom 800 DE não deve ser muito mais cara que a V-Strom 650 XT, que custa em torno de 10.000 euros. Eles ainda tem a V-Strom 1050 DE por cerca de 15.000. Como sempre, uma farta lista de acessórios estará disponível opcionalmente.