A Suzuki apresentou hoje (8) na abertura do Salão de Milão, a inteiramente nova GSX-8S, que chega para substituir a veterana SV650. Com um motor bicilíndrico de 776 cm³, a naked enfrenta Yamaha MT-07 e Honda CB750A Hornet.
Não é todo o dia que vemos um novo motor da Suzuki, por isso vamos aos detalhes técnicos. Trata-se de um dois cilindros em linha a 90º e ordem de disparos a 270º, exatamente como a MT-07 e Hornet. Isso permite fazê-lo funcionar como um V-Twin mantendo a maior flexibilidade do Paralel Twin.
A potência informada pela Suzuki é de 83 cv a 8.500 rpm e 7,95 kgf.m a 6.800 rpm como torque máximo. A taxa de compressão é bastante alta, 12,8:1. As fortes vibrações são neutralizadas por balanceadores duplos (Suzuki Cross Balancer), com os eixos posicionados a 90° em relação aos pistões.
O motor fica suspenso em um quadro de aço tubular convencional. Com o tanque de combustível de 14 litros cheio, a GSX-8S pesa 202 quilos, segundo a Suzuki. A altura do assento é de 810 mm, a distância entre eixos é de 1.465 mm, o ângulo de direção tem 65º e o rake 104 mm.
As rodas de alumínio fundido são calçadas em pneus de 120/70-17 na dianteira e 180/55-17 na traseira. Ao contrário da SV650, as bengalas são invertidas. As pinças Nissin de quatro pistões na dianteira são modernas, o que significa que são aparafusadas radialmente.
Com um design absolutamente moderno (nada de retrô aqui), a GSX-8S tem bastante tecnologia embarcada, começando por um painel TFT-LCD de 5 polegadas, três modos de condução, três níveis de controle de tração e controle de deslizamento de três estágios.
Tudo isso é mapeado para um acelerador ride-by-wire e suavizado por uma embreagem do tipo deslizante. O sisteminha que levanta os giros durante a partida a frio, característico das Suzuki, foi mantido. A iluminação é toda de LEDs.
Aí está, enfim, a sucessora da Suzuki SV 650 – após 24 anos. Mas o modelo antigo permanecerá inicialmente em oferta em paralelo até eventualmente ser retirado. A Suzuki ainda não anunciou o preço de sua novidade, mas os especialistas europeus apostam em torno dos 8.000 euros.