A Royal Enfield está apresentando essa semana no Salão de Milão uma nova motocicleta, a Super Meteor 650. Com o mesmo motor das gêmeas, Interceptor e Continental GT, o modelo chega para agitar o segmento de customs médias.
O motor é um dois cilindros em linha de 648 cm³ refrigerado a ar/óleo que foi introduzido em 2017. De concepção moderna, tem ordem de disparos a 270º (como a Yamaha MT-07 e Honda Hornet 750) e desenvolve 47 cv a 7.250 rpm, o torque máximo de 5.25 kgf.m. a 5.650 rpm.
Com o motor pronto, os engenheiros da Royal Enfield se concentraram no quadro, que tem uma distribuição diferente, com a dianteira mais alta e a traseira baixa, como manda o estilo custom. A posição de pilotagem também é mais relaxada, com pés à frente e altura do assento de apenas 740 mm.
A estrutura de aço tubular que envolve o motor foi projetado “para conforto e rodar sem esforço em longas estradas rurais”, muito comuns na Índia. Os garfos dianteiros de 41 mm são invertidos, enquanto que amortecedores duplos com 101 mm de curso reguláveis sustentam a parte traseira.
As rodas medem 100/90-19 na dianteira e 150/80-16 na traseira. A frenagem é garantida por um disco de 320 mm na frente e outro de 300 mm atrás, com pinças flutuantes de dois pistões em ambos os eixos. Obrigatório, o ABS é do tipo de dois canais. O câmbio tem seis marchas.
Muito bem acabada, a Super Meteor 650 transpira espírito retrô por todos os poros. Os comandos do guidão são do estilo chave giratória, como nas antigas Harley-Davidson e Indian dos anos 1950. Mas ainda há toques de modernidade, como o visor de LCD e o sistema de navegação Tripping.
Além disso, o farol redondo possui iluminação LED e há uma tomada USB disponível. O logotipo da Royal Enfield está por todos os lados, inclusive nas manoplas e no assento em duas peças com couro de boa qualidade e costuras bem feitas. O orgulho pelo trabalho realizado é evidente.
A Super Meteor 650 chega para suprir o mercado de customs médias, que já foi grande mas anda meio esvaziado. Atualmente, apenas a Kawasaki Vulcan S (também de 650cc) ocupa a lacuna. A indiana estará disponível em 5 cores: Preto Astral, Azul Astral, Verde Astral, Cinza Interestelar e Verde Interestelar.
Haverá também uma versão mais equipada, a Super Meteor 650 Tourer, disponível em Celestial Red e Celestial Blue. Como de praxe, estará disponível uma extensa variedade de acessórios originais, como espelhos diferenciados, encosto para o garupa, bagagem para longa distância, entre outros.