Confirmando as previsões, a Honda apresentou hoje (8) no Salão de Milão a nova Transalp 750. Compartilhando o mesmo motor da nova Hornet 750, a motocicleta chega para agitar o mercado de adventures médias liderado pela Yamaha Ténéré 700.
Para os motociclistas mais velhos, o nome Transalp traz grandes memórias. Introduzida em 1986 com um motor V-Twin de 583 cm³, a motocicleta foi o grande sonho de consumo de aventureiros ao redor do globo naquela época e estampou muitas capas de revista.
Em 2000, a cilindrada aumentou para 647cm³ e em 2008 para 680 cm³ dando origem à XL700V Transalp, a última geração, que chegou a ser produzida no Brasil até 2012, antes de ser substituída pela pela NC700X no ano seguinte.
Apesar do sucesso da NC700X, a Honda ficou sem uma opção verdadeiramente capaz de enfrentar o Off-Road e rivais como BMW F750GS e Triumph Tiger 800. Mas o que parece ter realmente motivado os japoneses para a volta da Transalp foi o sucesso da Yamaha Ténéré 700, introduzida em 2018.
A nova Transalp parece ter sido feita sob medida para batê-la. O motor agora é um dois cilindros em linha de 755 cm³ com ordem de disparos a 270º (como a Ténéré 700) que desenvolve 90,5 cv e 7,65 kgf.m de torque, mais do que a rival e muito perto da BMW F850GS, de 94 cv.
O quadro é uma estrutura do tipo diamond de aço de 18,3 kg com subquadro integrado, que pesa 10% menos do que o chassi da CB500X, eles afirmam. Os garfos dianteiros Showa de 43 mm tem 200 mm de curso e são ajustáveis no rebote. O amortecedor traseiro tem 190 mm de viagem e ajuste remoto.
No geral, a Transalp 750 pesa 208 kg em ordem de marcha, com todos os fluídos, incluindo 16,9 litros de combustível. A distância ao solo é de 210 mm e a altura de assento é de 850 mm. O ângulo de direção de 42° contribui para um círculo de viragem apertado de apenas 2,6 m.
Como toda trilheira que se preze, as rodas são raiadas de 21 e 18 polegadas respectivamente, com pneus Metzeler Karoo Street ou Dunlop Mixtour. Os discos de freio dianteiros têm 310 mm de diâmetro com pinças de pistão duplo montadas axialmente com ABS.
A parte eletrônica é liderada por um painel TFT de cinco polegadas onde você controla quatro modos de pilotagem (Sport, Standard, Rain e Gravel com um modo User adicional para personalização), três níveis de frenagem do motor e cinco níveis de controle de tração.
Há também um antiwheelie caso você precise e o controle de tração (assim como o ABS) podem ser desligados na roda traseira para maiores aceleradas no off-road. O painel também pode ser conectado com o seu celular e a iluminação é toda de LED.
A nova XL750 Transalp (seu nome oficial) será oferecida na Europa apenas em três cores: Tricolor (Ross White), cinza (Mat Iridium Gray Metallic) e preta (Mat Ballistic Black Metallic) que confere aquele ar sóbrio típico das Honda. O preço e a disponibilidade ainda não foram anunciados.