Desde 1987, espectadores de toda a Espanha e Europa invadem Jerez de la Frontera para ver o GP da Espanha. Um lugar que até aquele momento não tinha nenhuma tradição de motociclismo, mas agora já tem o seu lugar na história.
A Espanha é um país que gosta muito de motocicletas e sempre está entre os países líderes de vendas na Europa. No Campeonato Mundial de Motociclismo, fundado em 1949, eles têm a sua etapa desde o ano de 1951, apenas com breves interrupções no meio do caminho.
Em seus primeiros anos, a etapa acontecia no sofisticado Montjuic Park, em Barcelona, um circuito provisório que também recebia corridas de Fórmula 1. A partir de 1969 começou um revezamento com o autódromo permanente de Jarama, perto da capital Madri.
No início da década de 1980, entretanto, começaram os trabalhos de construção de outro autódromo permanente perto de Jerez de la Frontera, uma região estruturalmente deserta na Andaluzia, no sul de Espanha, conhecida apenas pelo vinho tinto “Tio Pepe”.
O autódromo de Jerez de la Fronteira foi um marco para a época. Moderno, ele inaugurava o conceito de autódromo que hoje é padrão na FIA e na FIM. Distância não maior a 5 km, curvas de baixa, boas retas e, principalmente, boas áreas de escape.
A primeira corrida aconteceu em dezembro de 1985. Apenas quatro meses depois, a Fórmula 1 desembarcou no local e a corrida permanece na memória de muitos fãs até hoje. Ayrton Senna venceu Nigel Mansell por apenas 14 milésimos na linha de chegada em um duelo de arrepiar.
Em 1987 foi a vez do Mundial de Motociclismo correr em Jerez pela primeira vez. Os conhecidos Jorge Martinez e Fausto Gresini foram os vencedores nas categorias de 80cc e 125cc, com Martin Wimmer e Wayne Gardner vencendo nas 250cc e 500cc, respectivamente.
No ano seguinte, a comitiva do motociclismo regressou a Jarama, mas Jerez havia deixado uma marca positiva. Então, desde 1989 a elite das corridas de duas rodas reúne-se todas as primaveras na Andaluzia e o autódromo que, de início tinha um aspecto bem árido, foi sendo melhorado.
Em 2002, um deck de observação – chamado de Disco Voador – foi construído em cima da linha de chegada e oferece uma visão direta de muitas curvas da pista. Entre 2017 e 2019 foram feitas novas coberturas nos boxes e adequações de meio-fio e ampliadas áreas de escape.
Corridas memoráveis? Quem não se lembra da disputa eletrizante entre Mick Doohan e Alex Crivillé na edição de 1996? O espanhol estava na liderança até a última volta, quando o público não se conteve e invadiu a pista… com a corrida ainda em andamento! Mas ele acabou caindo na última curva.
Essa última curva, por sinal, é quase cataclísmica. Em 2005, Valentino Rossi e Sete Gibernau vinham fazendo o mesmo, quando o italiano mergulhou por dentro. O espanhol conseguiu evitar a queda, mas foi parar na brita e teve que entregar a vitória – muito a contragosto – ao adversário.
Em 2013, o então fã de Valentino e estreante na MotoGP, Marc Márquez resolveu fazer a mesmíssima coisa com Jorge Lorenzo (Yamaha), batendo no então campeão mundial e jogando-o para fora. Os dois tiveram depois um breve período de animosidade.
Desde 2018, o autódromo passou a se chamar “Jerez Angel Nieto” em homenagem ao 13 vezes campeão mundial (12+1 como gostava de dizer). Ele ainda é o piloto espanhol com o maior número de títulos e também o recordista de vitórias na pista, onze no total.
Ano após ano, a presença espanhola foi crescendo acentuadamente no Campeonato Mundial, a ponto do país hoje contar com quatro etapas, com as outras acontecendo em Montmeló, Aragão e Valência. Mas Jerez continua sendo a sede do GP da Espanha.
Esse ano, como sempre, existem vários candidatos à vitória com Jorge Martin, Maverick Viñales, Aleix Espargaró, Marc Márquez e a mais nova adição, Pedro Acosta, que já disse que adora a pista e vai tentar vencer pela primeira vez na Classe Rainha nesse fim de semana.
Ou seja, graças às suas boas instalações e clima favorável, o objetivo inicial de Jerez foi cumprido: Ano após ano, motociclistas transformam a região do vinho Tio Pepe em uma divertida bagunça motorizada. O circuito hoje sedia provas de WorldSBK, campeonato europeu e espanhol, além de testes.