A Dunlop está apresentando esse mês no mercado norte-americano um novo pneu para motocicletas touring, o Sportmax Roadsmart 4. Completamente novo, o modelo se junta ao já consagrado Sportmax Roadsmart III.
A estratégia de mercado da Dunlop, que mantém os dois pneus em produção, visa oferecer os interessados a opção de escolher entre o RSIII, que ainda tem bom desempenho (agora com um preço mais baixo) ou optar pelo novo RSIV.
De acordo com a marca britânica, o RSIV possui uma resposta de direção mais rápida, um manuseio mais ágil e um melhor desempenho em tempo úmido. Além disso o composto mantém suas características dinâmicas por mais tempo que o seu antecessor.
Mas o RSIV não é uma evolução e sim um modelo completamente novo, contendo novos padrões de banda de rodagem, construção, compostos e perfis. A tecnologia “MT Multi-Tread” expande o envelope de desempenho permitindo o pneu atingir uma quilometragem mais alta com o mesmo desempenho.
Disponível em tamanhos que vão do 120/70ZR17 (dianteira) e 190/55ZR17 (traseira), o novo Sportmax Roadsmart 4 estará disponível, à princípio apenas nos EUA. Isso se deve ao fato de os pneus para motocicletas Dunlop serem fabricados e vendidos lá por uma empresa diferente (Sumitomo Rubber Industries) desde 2015, enquanto que na Europa, a Goodyear ainda é proprietária.
Isso significa que existem várias empresas em todo o mundo que fabricam pneus, todas as quais são vendidos sob a marca Dunlop. Esta fragmentação dos direitos da marca vai tão longe que na Malásia eles são vendidos pela alemã Continental. É possível, portanto, que o modelo apareça em outros mercados com diferentes nomes.