A Ducati XDiavel ganhou o “Red Dot Award 2016” na categoria de melhor estilo e design. Lançada no final do ano passado, a cruiser é a primeira motocicleta da marca italiana a contar com pedaleiras avançadas.
O Red Dot Awards é considerado como um “Oscar” do gênero elegendo os “melhores dos melhores” desde 1955. Nomes como Porsche e Bosch já venceram prêmios em suas respectivas categorias ao longo dos outros.
Em termos de design, a XDiavel está se destacando como um ícone e já tinha sido classificada como ‘a mais bela’ do Salão de Milão, quando foi lançada em novembro de 2015. Como era de se esperar, a Ducati ficou satisfeitíssima com a vitória.
“Longa, de cintura baixa, musculosa, com linhas contemporâneas e sofisticadas. Acima de tudo sexy. De um lado, o projeto da moto foi inspirado pelo mundo das customs, por outro lado carrega o DNA Ducati. Conduz o conceito em um contexto moderno. Uma verdadeira ‘technocruiser‘ com estilo futurista e tecnologia ‘estado de arte’. Extrema em suas proporções, a XDiavel foi deliberadamente projetada peça por peça. Se você observar cada uma individualmente, é como se o quadro, o tanque de combustível, o farol, a rabeta e o escapamento tivessem vida própria, mas ao mesmo tempo eles fazem um todo perfeitamente equilibrado, harmonioso. Um prêmio como o Red Dot Awards premia a criatividade e inovação da Ducati, tanto quanto recompensa a nossa tenacidade em enfrentar novos desafios e se aventurar em novas estradas.” (Andrea Ferraresi, gerente do centro de estilo da Ducati)
Essa não é a primeira vez que a Ducati ganha um Red Dot Award. A superbike 1199 Panigale fez as honras para a marca de Bolonha em 2013. O juri composto por 20 especialistas na área de design avaliou cerca de 17 mil peças para os prêmios de 2016.