Conforme já vinha insinuando em suas redes sociais, a Ducati apresentou ontem (13) uma XDiavel bastante revisada para 2025 e com o mesmo motor V4 Grandturismo de 1158 cm³ que equipa a Multistrada V4.
Graças a essa mudança radical, a potência máxima subiu para 166 cv a 10.750 rpm, cerca de 10 cv a mais que o modelo anterior, enquanto o torque aumentou para 126 Nm a 7.500 rpm, disponível em uma faixa de rotação mais baixa do que todos os modelos Multistrada.
Para deixar a resposta do acelerador ainda mais perceptível, o chassi treliçado de aço anterior foi substituído por um monocoque leve de alumínio montado nos cilindros dianteiros, com o motor usado como um membro da estrutura toda, assim como na Panigale e na Streetfighter.
Junto a isso, há um subquadro redesenhado e um novo braço oscilante de alumínio, que felizmente manteve-se só de um lado – ao contrário da última geração da Panigale. Todas essas mudanças fizeram a Diavel emagrecer bons 6 quilos, 229 kg no total.
A distância entre eixos cresceu 5 mm, para 1.620 mm no geral. O ângulo de caster foi reduzido para 29 graus para acentuar a resposta da direção. A suspensão ganhou 25 mm de curso em ambas as extremidades, 120 mm na dianteira e 145 mm na traseira, tudo regulavel.
O guidão foi posicionado mais baixo e mais próximo do condutor e, embora os pedais continuem lá na frente, bem ao estilo americano, eles são ajustáveis entre duas posições, com espaço para reposicioná-los mais para trás, caso queira-se uma pilotagem menos relaxada e mais esportiva.
A força de frenagem fica a cargo de duas pinças Brembo Stylema de primeira linha mordendo discos dianteiros de 330 mm, pareados com um cilindro mestre radial PR16/19. Atrás, um disco de 265 mm de diâmetro é agarrado por uma pinça de dois pistões, também feita pela marca italiana.
As rodas tornam-se ainda mais chamativas, com um novo design de estrela de cinco raios supostamente inspiradas no mundo dos muscle cars americanos. O pneu dianteiro tem a medida padrão, 120/70-17 enquanto que o traseiro é um enorme 240/45-17 impossível de não olhar.
Como sempre, a Ducati não economizou em tecnologia, instalando um novo painel TFT de 6,9 polegadas com conectividade e navegação curva a curva opcional. As ajudas incluem ABS em curvas, controle de tração, controle de empinada, controle de largada e controle de cruzeiro.
Há também quatro modos de pilotagem para brincar (Sport, Touring, Urban e Wet) cada um ajustando a entrega de potência, a resposta do acelerador e a intervenção eletrônica. O quickshifter bidirecional vem de série assim como a desativação estendida do cilindro traseiro.
Por falar em cilindros, os intervalos de manutenção foram estendidos com uma troca de óleo necessária apenas uma vez a cada 15.000 km ou dois anos, enquanto a custosa inspeção da folga das válvulas agora é necessária apenas a cada 60.000 km.
Disponível nas concessionárias a partir de maio, a nova XDiavel V4 substitui o modelo com motor V2 de 1260cc anterior. São duas cores disponíveis, o tradicional vermelho e uma opção em “Black Lava”. O preço gira em torno dos 30.000 euros, € 1.500 mais cara do que a Diavel V4 sem X.




