A Ducati deve apresentar um novo modelo para a Streetfighter V4 nos próximos meses. De acordo com documentos registrados nos EUA, trata-se da versão SP, com componentes de alta especificação.
A versão foi flagrada na Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) responsável por homologar, em termos de emissões de poluentes, todos os novos veículos que rodam nos EUA. O motor da SP permanece o mesmo V4 de 1.103 cm³ dos modelos Streetfighter atuais, com 214 cv a 13.000 rpm e 12,23 kgf.m a 9.500 rotações.
Na linguagem da Ducati, as letras “SP” significam “Sport Production.” Utilizada pela primeira vez na Ducati 851 dos anos 1980 e mais recentemente na Panigale V4 SP, a sigla serve para denotar um modelo de produção com atualizações técnicas para torná-lo mais rápido nas pistas.
Para ter uma ideia do que esperar, basta olhar a Panigale V4 SP que contém: rodas de fibra de carbono, pinças Brembo Stylema (com cilindro mestre 19.21 MCS de múltiplo ajuste) e uma embreagem seca STM EVO-SBK de alumínio, mesmo material das pedaleiras. Outras características incluem uma corrente de passo 520 mais leve e componentes adicionais de fibra de carbono. Além de uma pintura exclusiva, é claro.
Não há indicação de quando a Ducati irá apresentar a Streetfighter V4 SP mas, como não é uma versão que exige profundas modificações (e testes), isso não deve demorar. O palpite mais provável é de que a moto vai aparecer quando os italianos revelarem a sua linha 2022 completa, no final do ano.