Depois de ter, em 2015, o melhor ano de sua história em termos de vendas, a Ducati repetiu a dose em 2016 estabelecendo um novo recorde global. Nada menos do que 55.451 unidades foram entregues no mundo todo, 1,2% a mais do que no ano anterior.
Os números, analisados separadamente, são ainda mais impressionantes. As vendas da família Multistrada, por exemplo, cresceram 16% em relação a 2015. A renovada linha Hypermotard foi na mesma toada (+15%) enquanto a XDiavel foi muito bem recebida, com 5.200 unidades vendidas.
Em seu segundo ano no mercado, a Ducati Scrambler continuou a vender bem, com 15.500 unidades entregues. Parte disso se deveu também ao aumento da linha, com a introdução do novo modelo Scrambler Sixty2.
Em termos de países, os Estados Unidos continuaram a ser o principal mercado, com um total de 8.787 unidades entregues. Na América do Sul os números também foram surpreendentes. Mesmo em meio a crise, as vendas no Brasil cresceram 36% enquanto que na Argentina, impressionantes 219%.
Na Europa, no entanto, também houve progressos. Um crescimento sensível foi sentido na Itália (+20%), Espanha (+38%) e Alemanha (+8%). “2016 foi o sétimo ano consecutivo de crescimento confirmando o sucesso da estratégia desenvolvida”, lembrou Claudio Domenicalli, CEO da Ducati. “Fechar o ano do nosso 90º aniversário conquistando um novo recorde de vendas é uma fonte de orgulho e satisfação“, confessou.
“Além de atingir um novo recorde, 2016 marcou a consolidação do aumento considerável nas vendas alcançado em 2015, graças à introdução da Scrambler“, disse Andrea Buzzoni, diretor global de vendas e marketing da Ducati Motor Holding. “Este crescimento demonstra a força da linha e da marca própria e, acima de tudo, no entanto, o forte desempenho da rede global de vendas”.
Com a confiança nas alturas, a Ducati chega a 2017 com sete nos modelos: as novas Monster 1200 e 797, Multistrada 950, SuperSport, Panigale 1299 Superleggera, além das novas Scrambler, Cafè Racer e Desert Sled. A marca já está presente em 90 países, com um uma rede de 783 pontos de venda.