A Ducati finalmente revelou hoje (16) seus novos modelos para 2016 em uma conferência de imprensa no Salão de Milão, na Itália. A marca apresentou diversas novidades, como a Scrambler 400, uma Panigale 959, além da Diavel Custom (XDiavel) e Multistrada Enduro, voltada para o off-road.
Assim como já havia feito em 2014, a marca de Bolonha procurou estender ainda mais sua gama de produtos para o próximo ano. Como já havia revelado em uma entrevista recente, o CEO e apresentador do evento, Cláudio Domenicali explicou que a Ducati passa por um momento de grande expansão em que novos conceitos e mercados devem ser atingidos.
A apresentação começou com o produto que roubou o show no ano anterior, ou seja, a Scrambler. A motocicleta ganhou duas novas versões: ‘Flat Track Pro’, que pretende ser a Scrambler mais esportiva de todas, possuindo até espaço para colocar numeração de corrida e a novíssima ‘Sixty2’.
A ‘Sixty2’ é o modelo flagrado em testes há duas semanas. Com um motor refrigerado a ar de 399cc, essa versão é capaz de render 42 cv com apenas 167 kg a seco. É a menor Ducati já fabricada, custando 6.450 libras, o que em uma conversão simples (sem impostos) resulta em mais de R$ 37 mil reais.
A apresentação contou com a presença de Andrea Dovizioso e Andrea Iannone, pilotos da marca na MotoGP. Os dois subiram ao palco para mostrar a nova Hypermotard 939. Os pilotos do World Superbike também não ficaram de fora, com Davide Giugliano apresentando a Panigale 959 e a lenda Troy Bayliss no comando da Scrambler.
A próxima grande novidade foi a ‘Multistrada Enduro’ que pegou a todos de surpresa pelo segredo bem guardado. Nessa versão, a supermotard se tornou uma big trail. Serão duas versões: uma de uso misto, 50% asfalto e 50% terra e outra mais especificamente direcionada para estradas não pavimentadas.
Contudo, o que mais chamou atenção ficou reservado para o final. Domenicali deu uma longa explicação sobre os conceitos da motocicleta que já havíamos flagrado em testes há muitos meses: Ducati Diavel custom, que será chamada de “XDiavel” ou “Diavel X”. A letra possui grande significado no marketing proposto para o modelo, como intersecção de caminhos, entre outras coisas.
O que a Ducati quer dizer é que com a XDiavel eles pretendem unir as qualidades esportivas de uma moto de competição com as características de uma típica custom norte-americana. Por isso ela é o primeiro modelo com pedaleiras avançadas e transmissão por correia dentada da história da marca.