Documentos do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) revelam que a Ducati pretende expandir a linha SuperSport 950 com duas novas versões da motocicleta, provavelmente melhor equipadas para longas viagens.
Para quem não conhece, o CARB, é o órgão regulador da Califórnia sobre emissões veiculares. Para que os veículos sejam vendidos dentro do estado, eles devem aderir aos padrões estabelecidos pela agência – e geralmente também é aceito no restante dos Estados Unidos.
É raro que um modelo seja lançado apenas nos EUA, então as informações encontradas aqui também podem ser aplicáveis ao resto do mundo. É o caso da linha SuperSport 950, em atividade nos EUA e na Europa desde 2021 em apenas duas versões, standard e S (de Speciale).
Para 2024 foram homologados dois novos modelos: além das duas já conhecidas, podemos ver uma “Ducati SuperSport S T” e uma “Ducati SuperSport T.” Essa letra é conhecida dentro do motociclismo como “Touring” ou “Turismo” em italiano e português.
Apesar do modelo diferente, todas tem o mesmo peso, 300 kg (já abastecida e com um condutor de 70 kg) e o mesmo motor, o Testastretta L-Twin de 937 cm³ utilizado desde a primeira Hypermotard e na SuperSport desde 2021, que desenvolve 110 cv e 9,4 kgf.m de torque.
Se você olhar para a linha atual da Ducati, percebe-se que a linha SuperSport 950 é pouco explorada no segmento a que se propõe, o Sport-Touring. Há apenas a versão S que conta com uma cor exclusiva e suspensões eletrônicas Öhlins.
Há mais suco a se extrair desse limão e provavelmente deve ser isso o que a Ducati fez, criando versões ainda mais voltadas para a prática do turismo esportivo, como um guidão mais largo e confortável, para-brisa mais alto, kit de bagagens pronto para uso e quem sabe até um tanque maior.
Não vamos demorar muito para descobrir, já que a Ducati anuncia todas as suas novidades para o ano seguinte com muita pompa na “World Premiere” onde esmiúça cada um dos lançamentos. As novas versões podem aparecer no quarto episódio, que irá ao ar em 19 de outubro.