Inaugurando a sua série de lançamentos para 2022, a Ducati anunciou hoje (30) a retirada da Multistrada 950 do catálogo para a chegada da Multistrada V2, mais leve e moderna em seu lugar.
Embora o nome sugira a utilização do mesmo motor V-Twin de 955 cm³ que equipa a Panigale V2, a Multistrada V2 continua com o mesmo propulsor de 937 cm³ do modelo antigo e que rende 113 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgf.m a 6.750 rpm. Ao que parece, a Ducati busca, com a nova nomenclatura, uma melhor padronização de seus modelos.
Isso, no entanto, não quer dizer que aprimoramentos não tenham sido feitos. O motor apresenta novas bielas, uma embreagem hidráulica de oito discos e uma caixa de câmbio atualizada, com trocas de marcha mais precisas. Mudanças que ajudaram a reduzir 2 kg da massa total da moto (199 kg no total), 5 kg a menos que a Multistrada 950.
O resto da economia de peso vem do chassi que, embora tenha a mesma estrutura de treliça de aço tubular de antes, possui diversos derivados da Multistrada V4, dos flanges do disco do freio dianteiro às rodas 1,7 kg mais leves. A carroceria é visivelmente e menor e mais “atlética”, uma reminiscência da última Ducati Monster.
A Ducati trabalhou muito na ergonomia. Remodelado, o assento é mais estreito e permite mais liberdade de movimentos. A altura do assento de 830 mm é 10 mm mais baixa e ainda pode ser reduzida para 790 mm se necessário. Ao mesmo tempo, os apoios para os pés estão 10 milímetros mais baixos.
Como sempre, a eletrônica é de primeira classe. Graças a uma Unidade de Medição Inercial de seis eixos e um painel TFT conectável de 5 polegadas, a Multistrada V2 oferece ABS em curvas, controle de retenção em declives, controle de tração e quatro modos de pilotagem – todos personalizáveis pelo motociclista.
Disponível nos concessionários europeus da marca em novembro, a Multistrada V2 será oferecida em duas versões: standard, apenas na cor vermelha; e V2S, nas cores vermelha e cinza (com grafismos personalizados) e suspensão semi ativa Showa Skyhook EVO. Haverá também uma opção com potência reduzida para a categoria de habilitação A2.