Quando a Ducati lançou a Scrambler, há cerca de dois anos, a marca procurava estimular a criatividade dos proprietários em produzir versões customizadas de cair o queixo. E é exatamente essa reação que esse modelo produzido pela Rough Crafts provoca.
De acordo com Winston Yeh, representante da Rough Crafts, a motocicleta foi construída para um amigo fã de Ducati e de corridas, mas que queria algo personalizado, mais leve e com mais desempenho para andar nas ruas.
“Ele gosta de motos de rua esportivas, mas algo como uma Panigale é demais porque ele não costuma ir à pistas de corrida“, explicou Winston. O plano era simples. Deixar a Scrambler Icon ainda mais leve, limpa e forte.
O trabalho começou instalando os garfos de uma Panigale 1199, cujos tubos externos foram devidamente escurecidos. As mesas do guidão foram substituídas por unidades da CNC Racing, enquanto que o amortecedor traseiro foi providenciado pela Gears Racing.
As rodas vieram da marca britânica BST, em fibra de carbono com 17 polegadas, enquanto que a transmissão de potência ficou garantida com uma relação AEM Factory. Os pneus são de competição, os famosos – e pegajosos – Pirelli Rosso Corsa.
Para deixar o visual ainda mais esportivo, eles optaram por trocar a balança original da Scrambler e colocar, em seu lugar, a de uma Monster 1200. O encaixe, no entanto, foi complicado precisando de calços no lado do motor e o suporte movido em 1,5 polegadas para a esquerda.
O braço oscilante também é quatro centímetros mais longo que o da Scrambler, então os mecânicos da Rough Crafts prolongaram o amortecedor traseiro, para evitar aquela aparência de “drag-bike”. O resultado foi que a distância entre-eixos é agora praticamente a mesma da Monster 1200.
O sistema de freios também ganhou atenção especial e foi desenvolvido pela francesa Beringer, que já pode ser considerada como uma colaboradora regular da Rough Crafts. Eles forneceram o cáliper e o cilindro mestre, enquanto que os discos são da Brembo, com especificação de World Superbike.
No “cockpit”, as manoplas e os espelhos vieram do catálogo da Motogadget, já conhecida marca de peças alternativas para motocicletas. O tanque manteve seu desenho original, mas a Rough Crafts teve uma criativa ideia para eliminar o painel de instrumentos: eles o moveram para o tanque de gasolina, mantendo as informações organizadas em um único mostrador digital redondo.
“Nós gostamos de um cockpit limpo, mas o sistema eletrônico moderno torna a remoção do painel uma enorme dor de cabeça“, explicou Winston. “Então, em vez de passar por isso novamente, nós o realocamos para o tanque de gasolina, o que ‘limpou’ a dianteira – e dá esse olhar ‘super despojado’ sem perder nenhuma função“.
O assento e a rabeta são novos, no entanto. “O assento em curva original foi inspirado na Ducati Scrambler vintage, mas não me atrai: sempre parece um pouco ‘pesado’“, confessa Winston. “Então fizemos painéis laterais em fibra de carbono que endireitam a linha lateral sem qualquer corte ou soldagem no quadro“. Curiosamente a lanterna traseira foi mantida “porque simplesmente combinava com as linhas“, aponta.
As mudanças no motor não foram profundas, limitando-se à um novo filtro de ar e tampas novas. E ia ficar apenas nisso se eles não tivessem se deparado com um escapamento HP Corse GP07. “Eles tiveram a gentileza de nos ceder uma unidade inicial“, conta Winston. “Tivemos que fazer uma pequena modificação para que os canos se encaixassem, mas ficou sexy demais para deixar de lado“.
O resultado final foi uma motocicleta potente, com um visual agressivo, mas ainda assim funcional o suficiente para te levar e trazer do trabalho com diversão e estilo. Sem dúvida, um dos melhores trabalhos já feitos pela Rough Crafts.