A Ducati divulgou hoje um balanço de vendas dos primeiros quatro meses do ano. As vendas da marca de Bolonha cresceram 10% em relação ao mesmo período do ano passado e muito disso deve-se ao modelo Scrambler, lançado no final do ano passado.
Entre o início de janeiro e o final de abril, foram 17.881 unidades fabricadas. O último mês foi o melhor da história da Ducati, com 7.309 unidades entregues aos clientes, uma taxa 29% melhor do que em abril de 2014.
Boa parte desse aumento se deve ao sucesso da Ducati Scrambler. Lançada com bastante promoção no ano passado, a moto resgata o espírito simplista do primeiro modelo da década de 60, para um novo público, menos comprometido com desempenho e mais a fim de praticidade.
A Scrambler é verdadeiramente internacional, tanto que é a primeira moto da Ducati fabricada fora das cercanias de Borgo Panigale, na nova fábrica construída na Tailândia. Curiosamente foi o modelo mais vendido na Itália, onde ajudou a incrementar as vendas da marca em 69% em relação ao ano passado.
A moto também ajudou a impulsionar as vendas em outros mercados europeus: 54% na Espanha, 52% na Alemanha, 50% no Reino Unido, e um aumento de 13% na França. Até nos Estados Unidos – um mercado particularmente severo – a Scrambler foi muito bem aceita.
E não foi somente a Scrambler que saiu-se bem: Ducati Multistrada 1200 e a superbike Panigale 1299 também tiveram um desempenho notável. Como as vendas devem continuar crescendo, não se espante se 2015 for considerado o ano mais bem sucedido comercialmente da história da Ducati.