A Ducati apresentou hoje (25) uma Panigale V4 revista no modelo 2022. A principal superbike italiana ganhou aprimoramentos no motor, transmissão, eletrônica e aerodinâmica que a tornam mais fácil de pilotar e cerca de 1 segundo mais rápida em uma pista de competição.
O motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ ganhou um novo circuito de óleo e saídas de escape maiores. Junto com um sistema de gerenciamento de motor recalibrado, a Ducati afirma ter conseguido extrair 215,5 cv a 13.000 rpm (1,5 cv a mais) e um torque máximo de 12,6 kgf.m a 9.500 giros obedecendo as legislações do Euro5.
Talvez a mudança mais importante tenha ficado invisível nas profundezas da caixa de câmbio. A primeira, segunda e sexta marchas foram alongadas para dar mais flexibilidade em curvas de baixa velocidade. Isso aumentou também a velocidade máxima em 5 km/h e trouxe melhor aceleração em curvas fechadas.
Os garfos invertidos Öhlins agora tem 125 milímetros de curso (5 mm a mais), bem como molas mais macias para melhor absorção de solavancos em estradas irregulares. Na traseira, o pivô de encaixe no braço oscilante está 4 mm mais alto para diminuir o efeito de agachamento em acelerações bruscas.
Embora pareça a mesma, a carroceria foi levemente modificada com a inclusão de novas asas que a marca afirma manter os mesmos 37 kg de downforce a 300 km/h, porém em um pacote mais eficiente. Mais abaixo, ranhuras de ventilação recém desenhadas melhoram a capacidade de resfriamento do motor.
O painel TFT foi redesenhado para ser mais simples de ler e contém um novo layout chamado ‘Track Evo’ inspirado na MotoGP, que move o tacômetro para uma escala horizontal no topo do display. À direita, quatro mostradores indicam uma função de segurança, como controle de tração (reajustado) e que iluminam quando são chamados, para que você tenha uma ideia de quanta intervenção eletrônica está tendo.
O assento foi redesenhado para ser mais plano e permitir que o piloto possa deslizar melhor nas mudanças de direção, ao mesmo tempo em que oferece melhor suporte ao tanque de combustível ao frear e ao se pendurar nas curvas. A diferença é sentida na pista e no cronômetro. O piloto de testes Michele Pirro foi, em média, 1 segundo mais rápido com a motocicleta no circuito de Vallelunga.
A Panigale V4 2022 começa a chegar nas concessionárias europeias em dezembro por cerca de 25 mil euros. Se ela não saciar a sua fome de velocidade, a Ducati ainda tem a versão V4 S, com potência liberada para 230 cv, rodas Marchesini forjadas e garfos Öhlins NPX 25/30 controlados eletronicamente por cerca de € 30 mil.