A Ducati apresentou hoje (7) os primeiros detalhes técnicos oficiais do motor Desmosedici Stradale, que vai equipar a nova superbike da marca italiana, a Panigale V4.
O nome já havia sido revelado na semana passada, mas apresentação ocorreu no paddock do circuito de Misano, onde nesse final de semana acontece o Grande Prêmio de San Marino de MotoGP. É uma ocasião bastante oportuna, já que o motor é derivado das motocicletas da categoria.
Trata-se de um quatro cilindros em V, com ângulo de 90º, válvulas desmodrômicas (que evitam o fenômeno da flutuação) e 1.103 cm³ de deslocamento, capaz de atingir 212 cv à 13.000 rpm, com um torque de 12.23 kgf.m à 12.250 rotações por minuto. O bloco é de alumínio fundido sob pressão, enquanto as mangas do cilindro são de alumínio revestido com Nikasil e as tampas do cabeçote são de magnésio fundido.
Para replicar a sensação de um motor V-Twin, o motor Desmosedici Stradale possui um deslocamento de virabrequim de 70º enquanto a ordem de disparo dos pistões é do tipo “Twin Pulse”, na sequência 0-90-290-380. Isso significa que cada lado do motor V4 dispara em conjunto, como se fossem dois V2. O peso é de apenas 143 libras (64,86 kg), apenas 4,8 lbs (2,17 kg) a mais que o motor da Panigale 1290.
Claudio Domenicali, CEO da Ducati garantiu que em 2019 será lançada uma versão “R”, com 1000cc para poder ser utilizado no Mundial de Superbike (WSBK) e outros campeonatos. Eles explicaram que os diferentes tamanhos são para aumentar o torque em médios regimes da edição de rua, já que ambas possui o motor com 81mm de diâmetro x curso.
Pouca coisa foi dita sobre a Panigale V4 em si, mas a Ducati já adiantou que o motor Desmosedici Stradale será parte fundamental da estrutura, com subchassi, cabeçote e entrada de ar aparafusados diretamente ao motor e não à um chassi separado. O lançamento acontecerá no Salão de Milão (EICMA), entre 9 e 12 de novembro.