A Ducati publicou hoje (7) o seu relatório de vendas no primeiro trimestre de 2021. A marca italiana apresentou um crescimento de 33% em comparação com o mesmo período do ano passado.
De janeiro a março, a Ducati comercializou 12.803 motocicletas, o que não foi difícil visto o quão sombrio foi o mesmo período no ano passado, com a Itália completamente fechada devido ao Coronavírus. Ainda assim os números superam o ano de 2019 em 2%.
“O desempenho nos primeiros meses de 2021 é certamente muito positivo”, observou Claudio Domenicali, o CEO da marca. “As motocicletas entregues aos clientes no primeiro trimestre do ano cresceram não apenas em relação a 2020, já impactado pela Covid-19, mas também em relação a 2019.“
“Ainda mais notável é o tamanho do registro de pedidos (motos a serem entregues) no final do trimestre, que é o melhor de todos os tempos, com um crescimento extraordinário de 93% em relação a 2020 e +135% em relação a 2019“, salientou Domenicali.
Apesar da crise, a Itália foi responsável pela maioria das compras, 2.354 unidades vendidas no país de origem. As exportações para os Estados Unidos e Alemanha vieram logo atrás, com 1.723 e 1.275 unidades, respectivamente.
Em termos de motos, a linha Scrambler 800 foi a que teve o melhor desempenho, mas a novíssima Multistrada V4 foi o modelo individual mais popular durante o período de três meses. A Streetfighter V4 ficou em segundo lugar no total de unidades vendidas.
“Os entusiastas estão apreciando a linha 2021 e a família de Ducatistas está se expandindo”, acrescentou Domenicali. “A situação do mercado global é positiva no mundo das duas rodas, mas os setores de abastecimento e transporte são muito mais complexos, com atrasos nas entregas e escassez de diversas matérias-primas.“
“Isso torna difícil satisfazer todas as demandas de nossos clientes apaixonados, mas na Ducati estamos fortemente motivados a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para reduzir os transtornos causados por esta situação“, garantiu. “Quero agradecer a todas as mulheres e homens que, em Borgo Panigale e em nossas subsidiárias ao redor do mundo, estão trabalhando com grande empenho neste período de alta sazonalidade.”
Conseguirá a Ducati manter esse ímpeto ao longo do ano? Isso ainda está para ser visto, pois o problema agora são as interrupções nas cadeias de suprimentos, já que a pandemia não está sob controle em muitas regiões. Além disso, a marca foi outra afetada pelo bloqueio no Canal de Suez em março.