O vice-presidente de vendas da Ducati, Francesco Milicia disse que eles ainda estão analisando todas as soluções zero emissões antes de se comprometer com uma moto elétrica, como fez a Harley-Davidson, por exemplo. Os combustíveis sintéticos foram mencionados.
Em uma entrevista concedida ao Motorcycle News, Milicia falou sobre a situação do motociclismo atual e os planos da Ducati para o futuro, onde os combustíveis fósseis parecem não ter vez, pelo menos na Europa. Mas o executivo não parece ter certeza se a eletricidade é o caminho.
“Estamos pensando e trabalhando na eletricidade. Fazemos parte de um grupo que está indo rapidamente para a eletrificação e é uma boa oportunidade para a Ducati“, disse Milicia. “Estamos sempre tentando construir um produto melhor para nossos clientes. A única coisa em que trabalhamos mais do que qualquer outra coisa nos últimos cinco anos é melhorar a qualidade e a confiabilidade dos produtos“, destacou.
Isso, no entanto, não significa que a Ducati fará uma moto elétrica no curto prazo: “Vamos produzir uma Ducati elétrica em breve? Não”, antecipa. “Pensamos que para o tipo de máquina que produzimos agora, uma motocicleta elétrica não pode garantir o prazer, a autonomia e o peso que os pilotos da Ducati esperam“, explicou.
“Também estamos analisando cuidadosamente outras soluções para emissões zero ou mínimas, como combustível sintético“, revelou. “Outras marcas em nosso grupo (Volkswagen), como a Porsche, estão analisando isso e é algo que estamos considerando a médio prazo“. O combustível sintético já existe e vem sendo desenvolvido pela Bosch.
De qualquer forma, é uma declaração bem mais cética do que a proferida pelo CEO Claudio Domenicali em 2019: “o futuro é elétrico, não estamos longe de iniciar a produção em série”. Claro que isso foi antes do Coronavírus e antes da resposta morna da Harley-Davidson LiveWire. De lá para cá, o estado das coisas já mudou muito.