A Ducati pode estabelecer uma parceria técnica com a Hero MotoCorp, montadora indiana de motocicletas e scooters. O objetivo seria projetar e desenvolver uma motocicleta de 300cc para rivalizar com KTM Duke 390 e BMW G310R.
As duas marcas fizeram associações semelhantes ao longo dessa década, juntando-se à Bajaj Auto e TVS Motors, respectivamente. Enquanto elas cuidam do projeto e desenvolvimento dos modelos, os indianos encarregam-se da produção em massa, já que o país é o maior do mundo em volume de vendas atualmente.
A BMW G310R e sua irmã G310GS são os primeiros frutos da parceria entre a BMW e a TVS Motors. A KTM também trabalha em estreita colaboração com a Bajaj Auto para disseminar a linha Duke em mercados emergentes, onde também podemos incluir o Brasil.
Na semana passada, reportamos que a Ducati havia registrado o primeiro declínio de vendas, após oito anos de uma ascensão ininterrupta. Para continuar crescendo, uma nova decisão comercial precisa ser tomada e a entrada da marca italiana nos segmentos de cilindrada mais baixa, onde a concorrência é muito forte, parece ser um passo lógico.
De acordo com apurações do site Rushlane, a Ducati entraria com o conhecimento e o peso do nome sobre esses novos modelos, enquanto a Hero MotoCorp (um grupo que já esteve associado à Buell) se aproveitaria de sua bem estabelecida rede de fornecedores para distribuir as motos no leste asiático.
Eles certamente também utilizariam o seu Centro de Inovação e Tecnologia em Jaipur para desenvolver suas próprias versões de produtos premium baseados na plataforma em questão, como a TVS fez com a Akula 310RR, inteiramente derivada da G310R.
Outras montadoras também estudam parcerias semelhantes. A Triumph já foi flagrada em negociações com a Bajaj Auto e a Harley-Davidson deve mover parte de sua produção para uma fábrica na Tailândia. Aquela ideia de nos gabarmos por um produto ser fabricado em um determinado (e conceituado) país parece cada vez mais coisa do passado.