Quase dois anos atrás, a Ducati apresentou, no exterior, uma versão bastante atualizada da Panigale V4S. Modelo que agora já se encontra disponível para encomenda no Brasil, informou a filial brasileira da marca.
Apresentada durante o Salão de Milão de 2021, a Panigale V4 ganhou aprimoramentos no motor, transmissão, eletrônica e aerodinâmica. O objetivo foi torná-la mais fácil de pilotar. Mas os ganhos também se comprovaram no cronômetro, sendo 1 segundo mais rápida do que a antecessora.
O motor de quatro cilindros em V e 1.103 cm³ ganhou um novo circuito de óleo, escapamentos redesenhados e um módulo eletrônico recalibrado, que agora entregam 215,5 cv a 13.000 rpm de série (1,5 cv a mais) e um torque máximo de 12,6 kgf.m a 9.500 giros.
A primeira, segunda e sexta marchas foram alongadas, o que trouxe melhor aceleração em curvas fechadas e aumentou a velocidade máxima em 5 km/h. A carroceria passou por uma revisão, ganhando novas entradas de ar e asas maiores, que geram ainda mais downforce.
Na ciclística, os garfos invertidos Öhlins estão levemente mais macios (5 mm a mais de curso) e o o pivô de encaixe no braço oscilante está 4 mm mais alto para diminuir o efeito de agachamento em acelerações bruscas. O assento está mais plano e permite que o piloto se movimente melhor nas curvas.
Finalmente, na parte eletrônica, o painel digital TFT foi redesenhado para ser mais simples de ler e possui um novo layout chamado ‘Track Evo’ inspirado na MotoGP, que move o conta-giros para uma escala horizontal no topo do display.
Apenas a versão topo de linha, Panigale V4S (de Speciale), com 230 cv, rodas forjadas Marchesini e garfos eletrônicos Öhlins NPX 25/30 está a disposição do público brasileiro por R$ 162.900,00, um preço que, se não pode ser chamado de acessível, é competitivo frente à concorrência.
O que a Ducati está pedindo é menos do que a Honda com sua CBR1000RR-R Fireblade (R$ 193.500) e BMW S1000RR com o pacote de competição “M Power” (R$ 169.900). Apenas a Kawasaki Ninja ZX-10R KRT Edition custa menos (R$ 117.190), mas não é a versão mais quente, ZX-10RR.