A Ducati apresentou hoje (14), no quarto episódio de sua World Premiere, uma Panigale V4R atualizada para 2023. A versão de homologação da motocicleta para o WorldSBK está mais potente do que nunca, chegando a quase 240 cv.
O motor Desmosedici Stradale R, de 998 cm³, oferece de cara 215 cv, já em compatibilidade com os limites de emissões do Euro5, mas em condições de corrida, com o sistema de escape Akrapovič de titânio a potência sobe para incríveis 237,3 cv.
Isso foi conseguido graças a uma série de melhorias, começando por um novo óleo desenvolvido em parceria com a Shell, que reduz o atrito mecânico em 10% e aumenta a potência em até 4,4 cv no limitador de rotação, que chega a 16.500 rpm em sexta marcha.
Os engenheiros de Bolonha adicionaram também um conjunto de hastes de titânio que apresentam furos de 1,6 mm ao longo do comprimento da haste. Isso ajuda o novo óleo a passar da cabeça para a base de forma mais eficaz, para maior confiabilidade.
A saia do pistão também recebeu um tratamento Diamond Like Coating usado na MotoGP para reduzir o atrito. Cada pistão é 5 gramas mais leve para reduzir a inércia e aumentar a confiabilidade. Outros ajustes incluem um perfil de came de admissão mais agressivo e uma embreagem seca 800g mais leve.
A suspensão é garantida por garfos Öhlins NPX25/30 ajustáveis manualmente (sistemas semi-ativos não são usados em corridas) com um aumento de curso de 5 mm. Um amortecedor Öhlins TTX36 totalmente ajustável fica na parte traseira com uma mola mais macia para ajudar a melhorar a estabilidade.
As rodas, que já são de alumínio forjado de alta resistência, ainda podem ser substituídas por um conjunto feito de magnésio que economizam outros 0,7 kg de peso não suspenso. A cauda pode ser ajustada em altura, assim como quase toda a relação de transmissão, como no WorldSBK.
O tanque de combustível cresceu de 16 para 17 litros, com um perfil diferente para apoiar mais o piloto na frenagem. O assento também é mais plano, o que visa fazer com que você se sinta mais estável a bordo. Novos winglets também foram feitos mais compactos sem sacrificar o desempenho.
A parte eletrônica foi atualizada. O painel TFT colorido de 5 polegadas conta com um novo display, o “Track Evo”, que permite a pilotos dedicados criarem configurações eletrônicas específicas para diferentes circuitos, conforme a preferência pessoal.
Você tem quatro modos de potência, Full, High, Medium, Low, com o Full permitindo que o motor use suas capacidades máximas sem intervenção eletrônica em todas as marchas, exceto na primeira. O Low foi projetado para andar em superfícies de baixa aderência e limita a potência a 157,8 cv.
Há também um sistema chamado “Engine Brake Control EVO 2” que permite selecionar um dos três níveis de frenagem do motor para cada marcha e há um modo de controle de tração opcional para pneus molhados somente em pista, que não foram aprovados para uso em estrada.
A Panigale V4R já era exorbitantemente cara quando foi introduzida em 2019, cerca de 40 mil euros e em 2023 o seu preço deve ficar ainda mais elevado, rondando os 44 mil dependendo do país. Produzida apenas em quantidades limitadas, essa é difícil de vermos no Brasil.