Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Ducati Panigale V4R é atualizada e chega quase a 240 cv no modelo 2023. Veja as fotos

Lucas Carioli 14 de outubro de 2022

A Ducati apresentou hoje (14), no quarto episódio de sua World Premiere, uma Panigale V4R atualizada para 2023. A versão de homologação da motocicleta para o WorldSBK está mais potente do que nunca, chegando a quase 240 cv.

O motor Desmosedici Stradale R, de 998 cm³, oferece de cara 215 cv, já em compatibilidade com os limites de emissões do Euro5, mas em condições de corrida, com o sistema de escape Akrapovič de titânio a potência sobe para incríveis 237,3 cv.

Isso foi conseguido graças a uma série de melhorias, começando por um novo óleo desenvolvido em parceria com a Shell, que reduz o atrito mecânico em 10% e aumenta a potência em até 4,4 cv no limitador de rotação, que chega a 16.500 rpm em sexta marcha.

Os engenheiros de Bolonha adicionaram também um conjunto de hastes de titânio que apresentam furos de 1,6 mm ao longo do comprimento da haste. Isso ajuda o novo óleo a passar da cabeça para a base de forma mais eficaz, para maior confiabilidade.



A saia do pistão também recebeu um tratamento Diamond Like Coating usado na MotoGP para reduzir o atrito. Cada pistão é 5 gramas mais leve para reduzir a inércia e aumentar a confiabilidade. Outros ajustes incluem um perfil de came de admissão mais agressivo e uma embreagem seca 800g mais leve.

A suspensão é garantida por garfos Öhlins NPX25/30 ajustáveis ​​manualmente (sistemas semi-ativos não são usados em corridas) com um aumento de curso de 5 mm. Um amortecedor Öhlins TTX36 totalmente ajustável fica na parte traseira com uma mola mais macia para ajudar a melhorar a estabilidade.

As rodas, que já são de alumínio forjado de alta resistência, ainda podem ser substituídas por um conjunto feito de magnésio que economizam outros 0,7 kg de peso não suspenso. A cauda pode ser ajustada em altura, assim como quase toda a relação de transmissão, como no WorldSBK.

O tanque de combustível cresceu de 16 para 17 litros, com um perfil diferente para apoiar mais o piloto na frenagem. O assento também é mais plano, o que visa fazer com que você se sinta mais estável a bordo. Novos winglets também foram feitos mais compactos sem sacrificar o desempenho.

A parte eletrônica foi atualizada. O painel TFT colorido de 5 polegadas conta com um novo display, o “Track Evo”, que permite a pilotos dedicados criarem configurações eletrônicas específicas para diferentes circuitos, conforme a preferência pessoal.

Você tem quatro modos de potência, Full, High, Medium, Low, com o Full permitindo que o motor use suas capacidades máximas sem intervenção eletrônica em todas as marchas, exceto na primeira. O Low foi projetado para andar em superfícies de baixa aderência e limita a potência a 157,8 cv.

Há também um sistema chamado “Engine Brake Control EVO 2” que permite selecionar um dos três níveis de frenagem do motor para cada marcha e há um modo de controle de tração opcional para pneus molhados somente em pista, que não foram aprovados para uso em estrada.

A Panigale V4R já era exorbitantemente cara quando foi introduzida em 2019, cerca de 40 mil euros e em 2023 o seu preço deve ficar ainda mais elevado, rondando os 44 mil dependendo do país. Produzida apenas em quantidades limitadas, essa é difícil de vermos no Brasil.



Tags: Ducati Notícias Panigale V4R Slider

Post navigation

Previous Zarco domina sexta de treinos livres na Austrália
Next Martin pulveriza recorde de Lorenzo com pole position na Austrália

Leia também

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026
  • Notícias

No exterior, Suzuki Hayabusa ganha nova cor azul no modelo 2026

4 de setembro de 2025
Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro
  • Notícias

Yamaha Ténéré 700 chega às concessionárias brasileiras em outubro

29 de agosto de 2025
BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil
  • Notícias

BMW R1300RT já pode ser encomendada no Brasil

26 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.