Embora ainda não tenha sido lançada conforme se esperava, a Ducati deve mesmo apresentar uma versão “Superleggera” da Panigale V4, que será baseada na versão de competição V4R.
Documentos de homologação europeus descobertos pelo Bike Social revelam que a motocicleta irá desenvolver uma potência máxima de 224 cv a 15.250 rpm e um peso total de apenas 173 quilos (a seco).
Para se ter uma ideia, a Panigale V4 standard fornece 214 cv a 13.000 rpm e peso total de 198 kg. Já a Panigale V4R oferece 221 cv aos mesmos 15.250 rpm e 165 kg, mas estamos falando de uma moto de competição.
Como você pode perceber, a Superleggera rende ainda mais do que a Panigale V4R e a razão disso é a utilização do mesmo motor de 998 cm³ em vez do “Desmosedici Stradale” de 1.103cc presente nas outras versões.
Além de possuir quadro, braço oscilante, carenagens e rodas em fibra de carbono, a “Superleggera” conta também com um novo escapamento de titânio, provavelmente responsável pelo aumento da cavalaria. Não seria demais esperar também uma configuração “de corrida” que eleve ainda mais esses números.
Outras especificações da “Superleggera” mostram que ela é alguns milímetros mais longa, mais larga e mais alta, com uma distância entre eixos fracionada estendida em comparação com a Panigale V4R em que se baseia.
Um protótipo já foi espionado em testes e, na ocasião, a motocicleta montava rodas BST Rapid Tek de 10 raios, garfos Öhlins NPX, amortecedor Öhlins TTX36 e pinças de freio Brembo Stylema. Isso sem falar na carroceria largamente baseada na V4R.
Como a moto já foi homologada, a expectativa é de que a Panigale V4 “Superleggera” seja apresentada em breve, ainda no primeiro semestre de 2020. Mais imagens e detalhes técnicos devem emergir nas próximas semanas.