A Ducati revelou hoje (10) a Panigale V4 SP2, o máximo de desempenho de competição para meros mortais como nós. O modelo se destaca por ser mais leve graças ao uso extensivo da fibra de carbono.
A motocicleta é uma evolução da Panigale V4 SP apresentada em 2020, já contendo as atualizações que a linha recebeu no fim do ano passado, como motor revisado, caixa de câmbio modificada, suspensão mais macia, aerodinâmica otimizada e painel TFT redesenhado.
Em termos de motor, poucas modificações foram feitas no motor Desmosedici Stradale de 1.103 cm³ da Panigale V4 S, que continua rendendo aproximadamente 230 cv. Apenas foi acrescentada uma embreagem seca STM-EVO, que trabalha melhor em reduções de marcha agressivas em comparação com o modelo padrão.
Mas enquanto a Panigale V4 S monta rodas de alumínio forjado Marchesini, a Panigale V4 SP2 possui unidades em fibra de carbono, o mesmo material utilizado no para-lama dianteiro, asas e protetores de calcanhar. Você pode ainda colocar um escapamento Akrapovic de titânio que reduz outros 5 kg (168 kg no total) e acrescenta 12 cv.
A suspensão eletrônica semiativa Öhlins é a mesma da V4 S, mas os freios ganharam uma atualização, com pinças Brembo Stylema R e cilindro mestre radial MCS. A Ducati ainda oferece diferentes configurações de mola, para que você possa ajustar a quantidade de frenagem mecânica do motor.
Atenta aos detalhes, a Ducati instalou pedaleiras Rizoma usinadas, uma corrente com especificação de WorldSBK e manetes fresados para diminuir a resistência do ar. A moto vem com um kit que contém uma tampa de embreagem de carbono aberta, juntamente com algumas outras tampas, se você remover o suporte da placa e os espelhos.
A Ducati vai oferecer a Panigale V4 SP2 em apenas uma cor, a chamada “Winter Test”, o que significa uma carroceria em preto fosco, com alguns detalhes em vermelho, alumínio e o logotipo da Ducati Corse. A moto vem ainda com um sistema de telemetria que oferece feedback em tempo real. O preço gira em torno dos 40.000 euros.