Pela primeira vez em sua curta história, uma Ducati Panigale V4 R irá participar de uma corrida de resistência. A superbike italiana foi inscrita para competir nas 24 Horas de Bol d’Or, que acontece no final desse mês.
Apresentada em 2018, a Panigale V4 R é a versão de homologação da Panigale V4, construída especialmente para as pistas de corrida, principalmente o Mundial de Superbike, que passou a competir esse ano com os pilotos Alvaro Bautista e Chaz Davies.
No Mundial de Endurance (EWC), no entanto, a Panigale V4 R ainda não foi vista por causa do regulamento de homologação do campeonato, que só permitia motocicletas cujo preço de varejo não excedia 33.000 euros. Essa regra, no entanto, acaba de cair.
Na temporada 2019/2020, o EWC adotou o mesmo sistema de homologação do Mundial de Superbike, ou seja, preço máximo de 40.000 euros e uma produção mínima de 250 unidades em seu primeiro ano e outras 250 no ano seguinte.
Foi por causa da antiga regra que nenhuma Panigale V4 R foi vista nas últimas 8 Horas de Suzuka. Mas, como a temporada 2019/2020 do Mundial de Endurance começa agora entre 21 e 22 de setembro com as 24 Horas de Bol d’Or, a motocicleta finalmente poderá fazer a sua estreia nas corridas de Longa Duração.
A Panigale V4 R irá competir com a equipe “HRT-100-Hertrampf Racing Endurance” de Denis Hertrampf. Trata-se de uma estrutura alemã que terá apoio direto da Ducati Corse, o braço esportivo oficial da marca de Bolonha, que preparou um pacote especial de atualizações voltada para corridas de resistência. Os pilotos serão os alemães Jahn Bühn e Bobby Bos, além do austríaco Marco Nekvasil.
E essa pode não ser a única equipe a correr com uma Panigale V4 R na próxima temporada. De acordo com a imprensa alemã, o time “ERC Endurance” de Uwe Reinhard também está interessado em competir com as máquinas italianas. Mas o seu contrato com a BMW só expira em 31 de dezembro, o que significa que uma eventual mudança para a Ducati não acontecerá até as 24 Horas de Le Mans, em abril de 2020.