A Ducati apresentou ontem (26) o modelo 2025 da Panigale V4. A motocicleta passou por uma intensa revisão, onde ganhou um novo visual, nova aerodinâmica e melhorias na ciclística. A balança monobraço, por exemplo, se foi.
A dianteira foi elevada em 25 mm e a traseira estendida mais para trás para reduzir a necessidade de um suporte de placa excessivalmente longo. O benefício adicional disso também é mais espaço para o piloto se movimentar pela moto – facilitando a vida nas mudanças de direção nas pistas.
O para-lama dianteiro é novo e foi baseado no protótipo V21L da marca – aquele que corre na MotoE esse ano. Os faróis têm um design mais estreito, com os espelhos montados na carenagem frontal para remover a necessidade de placas de cobertura quando você os tira para um trackday.
A famosa balança traseira monobraço, marca registrada da Panigale desde 2017, foi substituída por uma peça de dois braços de alumínio fundido. Além de ser 3,8 kg mais leve, a rigidez lateral foi reduzida em impressionantes 37% para melhorar a tração e a sensação ao acelerar em uma curva.
O motor Desmosedici Stradale V4 de 1.103 cm³, com um virabrequim contrarrotativo para reduzir a inércia, está atingindo 216 cv a 13.500 rpm, ou seja, 500 rpm a mais. O torque diminuiu ligeiramente, 12,6 kgf.m e é alcançado em rotações mais altas, a 11.250 rpm.
É claro que com um sistema de escapamento Akrapovič opcional somente para pistas, a potência pode subir para 224,9 cv, além de reduzir o peso em 6,6 quilos. O peso a seco é de 187 kg em comparação com os 189 kg da nova Panigale V4 S.
Como de costume, a suspensão é totalmente ajustável manualmente com garfos invertidos Showa e um amortecedor da Sachs. A Panigale V4 S, por sua vez, se beneficia de um conjunto semi-ativo Öhlins-S-EC 3.0 na frente e amortecedor TTX36 atrás.
As rodas de 17 polegadas de alumínio forjado vem com pneus Pirelli Diablo Supercorsa SP V4. Novas pinças Brembo Hypure de quatro pistões mordem discos de 330 mm na dianteira e são 30 gramas mais leves do que as Stylemas que vinham antes.
Tudo é controlado por uma nova centralina eletrônica de seis eixos e manejado por um novo painel TFT 6,9 polegadas onde você escolhe vários níveis de controle de tração, controle de wheelie, controle de deslizamento, controle de largada, quickshifter e muito mais.
Também está incluído um novo sistema de frenagem combinado ‘Race eCBS’ desenvolvido em colaboração com a Bosch para incentivar o uso do freio traseiro em circuito. Há sete níveis de intervenção disponíveis, com o piloto ainda podendo adicionar entradas manuais de freio traseiro se desejar.
A motocicleta será apresentada ao vivo e a cores para os clientes da marca no World Ducati Week, que acontece no circuito de Misano nesse fim de semana. O modelo básico parte de 27.790 euros “apenas” 1.600 euros acima da anterior e 34.790 euros para a V4 S.