A Ducati apresentou hoje a Panigale V2 Superquadro Final Edition, uma homenagem ao motor Superquadro que equipou os modelos 748, 749, 848, 849 e 959. Apenas 555 unidades serão produzidas.
Fabricado desde 2011, o motor Superquadro é um V-Twin com comando de válvulas desmodrômico e se caracteriza pela alta distância entre diâmetro e curso, o que aumenta o deslocamento e a potência, mas deixa seu comportamento dinâmico “quadrado”, daí o nome.
Concebido em uma época em que a Ducati não pensava em motores de quatro cilindros, o motor Superquadro impulsionou a Ducati 1199 Panigale e outros modelos menores. Sua última encarnação é o V-Twin de 955 cm³ da Panigale V2, campeão do WorldSSP com Nicolo Bulega ano passado.
Esta Panigale V2 vem, portanto, com um motor que rende 155 cv a 10.750 rpm e 104 Nm de torque máximo a 9.000 rotações. Os balancins são revestidos de DLC para reduzir o atrito, as camisas de cilindro com tratamento NikaSil e as tampas de cabeçote, de embreagem e de cárter são de magnésio.
As suas diferenças em relação à Panigale V2 comum são estéticas e de acessórios. A pintura em vermelho, branco, preto e cinza ficou a cargo de Aldo Drudi, famoso pelos desenhos engraçados dos capacetes de Valentino Rossi na MotoGP, em conjunto com o Ducati Style Center.
Em termos de equipamentos, a motocicleta recebeu suspensão e amortecedor de direção Öhlins, manetes e pedaleiras Rizoma (ajustáveis), para-lamas, protetor de corrente, tampa do silenciador em fibra de carbono e bateria de lítio.
A animação do painel ao ligar a ignição também é exclusiva desse modelo, que conta com ABS em curvas EVO, controle de tração EVO2, quickshifter bidirecional e controle de torque, que auxilia o piloto a estabilizar a moto em condições extremas na entrada de curvas.
Como toda peça colecionável, a motocicleta tem o seu número de série gravado em uma placa no guidão e um certificado de autenticidade. Junto vem uma capa protetora e um kit para levá-la ao circuito, com um módulo GPS para a aquisição de dados de telemetria.
A Panigale V2 Superquadro Final Edition estará nos concessionários europeus da Ducati a partir de outubro. O preço anunciado foi de 28.000 euros, bem mais do que os € 20.090 da Panigale V2 convencional. Acho pouco provável que venha ao Brasil.