A Ducati foi rápida no gatilho e anunciou hoje (6) Danilo Petrucci como substituto de Jorge Lorenzo para 2019. O italiano será companheiro de Andrea Dovizioso na próxima temporada.
Petrucci, que compete na equipe satélite Pramac-Ducati já era o grande favorito para assumir a vaga de Lorenzo após apresentar bons desempenhos nos últimos anos. Sua contratação já havia sido praticamente confessada pelo CEO da marca, Claudio Domenicali.
“Não preciso dizer que, para mim, fazer parte da equipe da fábrica é um sonho que se tornou realidade“, disse Petrucci. “Primeiro de tudo eu gostaria de agradecer a Paolo Campinoti e Francesco Guidotti, que me deram a chance para correr pela equipe Pramac. Sem eles tudo isso não teria sido possível”, destacou. “Também quero agradecer a, Claudio Domenicali, Gigi Dall’Igna e Paolo Ciabatti que me apreciaram, primeiro como pessoa e como piloto. Tudo o que quero agora é terminar o ano entre os cinco primeiros e começar a nova temporada com a Ducati Team“, garante.
Domenicali deu as boas vindas à Petrucci, mas antes agradeceu Lorenzo, com quem esteve em uma “saia justa” nos últimos dias. O executivo acabou confessando sua saída chamando-o apenas de um “grande piloto que não conseguiu atingir o seu potencial coma Ducati“. Ofendido, o espanhol respondeu em Mugello dizendo que era “um campeão” e venceu a corrida.
“Primeiro de tudo eu gostaria de agradecer a Jorge Lorenzo por todos os esforços que fez durante o seu tempo como piloto Ducati, em particular, sua excelente vitória no último domingo em Mugello, que vai entrar para a história como uma das lendárias conquistas de nossa empresa“, disse o italiano. “Jorge é um grande campeão, capaz de feitos incríveis, e vamos continuar a fazer todo o possível para colocá-lo em posição de alcançar mais vitórias nas restantes rondas da temporada e lutar pelo título mundial juntamente com o seu companheiro de equipe, Andrea Dovizioso“.
Quanto à Petrucci, Domenicali dedicou poucas linhas: “Eu gostaria de dar boas-vindas a Danilo, estamos ansiosos para vê-lo com as cores da Ducati Team no próximo ano juntamente com Andrea, e que nós sentimos certeza vai continuar a sua rápida ascensão para o sucesso“, encerrou.
Nascido em Terni, na Itália, Danilo Petrucci tem 27 anos e começou sua carreira nas categorias de base italianas pilotando motos Honda. Depois, evoluiu para as classes de acesso do WSBK, antes de entrar na MotoGP em 2012 pela pequena Ioda Racing Project. Em 2015 ingressou na Pramac-Ducati, onde já conquistou seis pódios, quatro como segundo colocado.