O Rali Dakar recebeu uma visita inesperada em 2024: Paolo Ciabatti, o novo diretor da divisão Off-Road da Ducati. Estaria a fabricante italiana interessada em participar no futuro?
Depois de ter sido responsável pelos recentes títulos de Pecco Bagnaia na MotoGP e de Alvaro Bautista no WorldSBK, na função de diretor esportivo da Ducati Corse, Ciabatti iniciou uma nova fase na sua carreira, assumindo a chefia da recém criada divisão Off-Road da empresa.
A fabricante de Bolonha está desenvolvendo uma motocicleta para competir no Mundial de Motocross e até contratou a lenda Tony Cairoli para dar peso ao projeto. Agora, a imprensa italiana flagou Ciabatti no Rali Dakar, que está acontecendo na Arábia Saudita.
“Tenho amigos aqui e os organizadores me convidaram”, esclareceu Ciabatti. “É sempre importante ver como o Dakar evolui, pois teremos uma moto de 450cc para o motocross italiano e mundial e também desenvolveremos uma versão enduro“, antecipou.
“Saber como a competição está evoluindo e compreendê-la um pouco mais é sempre positivo, caso eventualmente surja um plano para o futuro…que não esta em cima da mesa nesse momento“, fez questão de frisar, Ciabatti.
No dia 22 de janeiro, a Ducati vai apresentar as equipes de MotoGP e WorldSBK na estação de esqui de Madonna di Campiglio, nos alpes italianos. Na mesma ocasião, Ciabatti vai apresentar formalmente o projeto Off-Road, mas já antecipa alguns detalhes.
“O motor, à princípio, é adaptável ao Dakar [que também utiliza motores monocilíndricos de 450cc]. Mas, como eu disse, não há planos, não há projeto… mas é sempre bom saber o que acontece nas diferentes categorias“, encerrou o italiano.
Não nos esqueçamos que a Honda e a KTM participam simultaneamente da MotoGP e do Dakar, assim como do Mundial de Enduro. Não seria, de maneira nenhuma, absurda a ideia de a Ducati entrar. Mas, sem dúvida, eles precisariam adquirir experiência antes.