A Ducati apresentou ontem (19), na sua série de episódios online, a Multistrada V4 S Grand Tour, descrita por eles como “a versão mais completa de todos os tempos” da crossover italiana.
Na prática, a Grand Tour é uma Multistrada V4 S com o pacote de acessórios “Travel & Radar” que, como o nome sugere, vem equipada com malas rígidas laterais e o controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares, com detecção de pontos cegos de série.
A Grand Tour também pega emprestado alguns elementos introduzidos no modelo Rally, como o banco do passageiro projetado para proporcionar melhor sustentação em viagens longas, cavalete central, punhos e assentos aquecidos, faróis auxiliares e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.
Apesar do nome, o tanque de combustível permanece com a mesma capacidade de 21,9 litros da V4 S normal e não o tanque maior de 29 litros da Rally. A Ducati também removeu dessa versão os suportes de borracha do guidão, uma mudança para melhorar o feedback sem sacrificar o conforto.
O motor permanece o mesmo, o V4 Granturismo de 1.158 cm³ que desenvolve 170 cv a 10.500 rpm e 12,7 kgf.m a 8.750 rpm. A Grand Tour também recebe proteção térmica adicional no braço oscilante e no lado esquerdo do chassi auxiliar, além de dutos que podem ser fechados na área das pernas.
O pacote eletrônico também é o mesmo, com ABS em curvas, controle de tração, luzes de curva e controle de retenção do veículo. O painel TFT de 6,5 polegadas vem equipado com um sistema de navegação e pareamento com o smartphone, que pode ser acomodado em um compartimento projetado no tanque e é exclusivo dessa versão.
A suspensão semi-ativa Ducati Skyhook (Showa) é igualmente padrão, com função de nivelamento automático que permite baixar a altura ao parar, ou em baixas velocidades, enquanto uma função de elevação utiliza o sistema hidráulico para ajudar a levantar a motocicleta do cavalete lateral.
Naturalmente, a Grand Tour vem com uma pintura cinza especial e preço de US$ 28.395, cerca de US$ 1.200 a mais que a V4 S com o pacote Touring & Radar. A Ducati não especificou quando o modelo chega às concessionárias europeias e norte-americanas, apenas dizendo que será “muito em breve”.